Mercado

Encontro define programação do Projeto Jovem Aprendiz Rural

Um encontro para definir detalhes da data da aula inaugural do Projeto Jovem Aprendiz Rural 2011, que será no dia 11 de abril na sede da Apta em Pindorama (SP), aconteceu ontem na sede da Biocana, em Catanduva (SP). A reunião contou com a presença da presidente da Biocana, Leila Alencar Monteiro de Souza, do coordenador do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Catanduva, José Paulo Ravazzi, instrutores e representantes das usinas: São Domingos, Colombo, Cerradinho e Virgulino de Oliveira.

Durante o encontro, foi feita a avaliação do programa que, na região, foi implantado há quatro anos e já capacitou mais de 150 jovens para o mercado de trabalho na agroindústria.

De acordo com Eliana Hernandes, psicóloga da São Domingos presente na reunião, este ano participarão jovens da comunidade e filhos de funcionários da empresa. “Em 2010 também patrocinamos aproximadamente três jovens da comunidade e oito jovens filhos de colaboradores. O curso oferece uma boa formação de cidadania e preparação para o mercado de trabalho”, diz.

Para este ano, foram abertas duas turmas, totalizando 70 novos alunos. As vagas já foram preenchidas.

Para o coordenador do Senar, o desempenho do programa é considerado satisfatório. “Graças à parceria que temos com várias instituições, conseguimos alcançar os nossos objetivos. E mais: o projeto desenvolvido aqui na nossa região tem resultados tão positivos e peculiaridades que podem servir de modelo para outras cidades do Brasil, onde o Jovem Aprendiz também é executado”, ressaltou José Paulo Ravazzi.

A presidente da Biocana afirma que os resultados do investimento em responsabilidade socioambiental das usinas tem superado as expectativas. “Cada vez mais observamos a transformação de realidades de muitos jovens que participam do projeto. Além da possibilidade de inclusão no mercado de trabalho propiciada pelo curso, este aprendizado também contribui para a formação pessoal dos estudantes. Ao concluírem as etapas, devolvemos à sociedade cidadãos comprometidos com seus deveres, com o respeito ao próximo e ao meio ambiente. Este é mais um compromisso que as usinas associadas à Biocana têm com as comunidades onde estão inseridas”, finalizou Leila Alencar Monteiro de Souza.

O projeto

O Projeto Jovem Aprendiz Rural é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pelo Senar em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Catanduva e a Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia, com o apoio da APTA Pólo Centro-Norte e as prefeituras da região. O objetivo do programa é formar mão-de-obra para a agroindústria, beneficiando estudantes com idades entre 14 e 18 anos incompletos. Este ano participam filhos de colaboradores das usinas Cerradinho, Colombo, São Domingos e Virgolino de Oliveira, além de outros estudantes que passam por uma triagem antes da matrícula.

O curso dura nove meses e é composto por 23 módulos, com abordagens sobre agropecuária, recuperação de áreas degradadas, manutenção de propriedade agrícola, gestão de recursos humanos, cidadania, marketing, comercialização e comunicação oral e escrita, entre outras. Os alunos ainda participam de atividades voltadas para a comunidade, como arrecadação de alimentos para instituições filantrópicas.

As usinas apoiam o projeto, fornecendo materiais e insumos. As prefeituras parceiras cedem o transporte. As aulas acontecem em horário extra-escolar nos períodos matutino e vespertino. Durante as aulas são servidas refeições como café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Banner Revistas Mobile