Mercado

Empresas apostam em embalagem "verde"

A dois meses da inauguração da primeira fábrica do Brasil que vai produzir em larga escala plástico à base de etanol, da Braskem, empresas brasileiras se preparam para lançar comercialmente produtos com a nova matéria-prima.

A fábrica da petroquímica em Triunfo, no Rio Grande do Sul, terá capacidade para produzir 200 mil toneladas do bioplástico por ano.

No setor de cosméticos, a Natura já planeja um selo para identificar que a embalagem do refil do sabonete cremoso de erva-doce, vendido a partir de outubro, será 100% de resina de cana.

Apesar de existirem outros tipos de bioplásticos no mercado -como o feito à base de milho-, essa é a primeira experiência da Natura com resina verde.

“Isso porque os materiais disponíveis não tinham a mesma resistência física que o plástico derivado de petróleo. E o de cana tem”, diz Victor Fernandes, diretor de desenvolvimento de produtos e de embalagens da empresa.

Essa similaridade entre as matérias-primas também foi o que levou a Johnson & Johnson a testar o plástico de etanol nas embalagens do filtro solar Sundown.

O resultado foi considerado tão satisfatório que a empresa programou o uso do material, no verão 2011/12, em toda a linha regular de Sundown, a maior da marca. “E, no futuro, o bioplástico pode ser utilizado também em outros produtos da Johnson & Johnson”, diz Katia Reis, gerente de sustentabilidade da empresa.

RECICLAGEM

O plástico de etanol pode ser reciclado da mesma forma que o de petróleo. Isso não acontece, entretanto, com o plástico de milho, que é biodegradável. “Assim, o plástico de milho se torna um problema no momento do descarte, já que o Brasil não tem uma indústria de compactação de resíduos desenvolvida para aproveitar o material biodegradável”, diz Teddy Lalande, coordenador de sustentabilidade da Dixie Toga, fabricante de embalagens.

Lalande afirma que, depois de utilizado, o plástico de milho acaba indo para um aterro comum. “Lá, sem o tratamento adequado, o produto sofre uma rápida decomposição e libera na atmosfera gás metano [CH4], 20 vezes mais prejudicial que o carbônico [CO2] em relação ao efeito estufa.”

CUSTOS

A fabricante de brinquedos Estrela também já utiliza o plástico de etanol nas peças do jogo Banco Imobiliário. E pretende aumentar a tiragem do produto.

Carlos Tilkian, presidente da empresa, não revela quais são os custos de produção, mas admite que o bioplástico é mais caro que o convencional, de petróleo.

“Por enquanto, estamos subsidiando a diferença”, afirma o executivo.

“Só a partir de 2011, depois que a Braskem tiver definido a política de preços em relação ao bioplástico, vai ser possível fazer uma avaliação mais precisa de valores”, completa Tilkian.

Banner Revistas Mobile