Mercado

Empresários definem estratégias para 2004

O cenário pessimista para os preços projetado para 2004 tem levado alguns empresários do setor sucroalcooleiro a articular algumas estratégias para conter a oferta da matéria-prima para a próxima safra, a 2004/05. Entre elas, estão o atraso em pelo menos um mês da colheita da cana-de-açúcar e o abandono de parte da matéria-prima nos canaviais.

As propostas ainda vão ser discutidas e negociadas até dezembro, afirmam empresários do setor. “As projeções para a próxima safra são de um volume maior de cana em relação à esta safra. Se processarmos tudo, vamos pressionar os preços ainda mais”, diz uma fonte do setor. A intenção é deixar pelo menos 10% da cana nos canaviais. Se aprovada a proposta, o controle seria feito via satélite.

Na safra 1998/99, as usinas também deixaram de colher parte da matéria-prima em razão da super oferta. À época, os preços não reagiram da forma esperada. Um ano depois, os preços começaram a se recuperar, mas em razão da quebra da safra de cana, provocada pela estiagem.

Banner Revistas Mobile