Mercado

Empresa investe em reciclagem de poliuretano

img4613

O crescimento mundial registrado nos últimos anos contribui para o surgimento de vários desafios por parte da sociedade. Não é preciso ser especialista na área para saber que esse aumento populacional requer cuidados. Segundo dados da ONU — Organização das Nações Unidas, a população mundial está na casa dos 7 bilhões. O número preocupa e precisa ser incorporado nos mais diversos setores, inclusive no agropecuário.

Uma das vertentes a ser trabalhada é a questão da reciclagem de produtos. Com o aumento da poluição ambiental, empresas se organizam cada vez mais buscando implantar sistemas que permitam reutilizar produtos durante o processo industrial.

Como exemplo, a reciclagem de PU (Poliuretano), prática implantada pela BSB nos últimos sete anos, evitou que 2 mil toneladas do material fossem descartadas em aterros sanitários. Em vez de inutilizar as rebarbas da produção de solados, a empresa transforma esses resíduos em pastilhas de absorção de impacto, que são inseridos nos calçados.

Apesar do investimento, Penavel afirma que a relação custo x benefício, importante fator dentro do meio empresarial, vale a pena. “Além de tratarmos os resíduos de PU, proporcionamos um benefício a mais para os usuários dos calçados de segurança das marcas da BSB. Conseguimos, ao mesmo tempo, recuperar o que sobra de PU, durante a produção de solados, e melhorar a qualidade e o conforto dos calçados, por meio da pastilha de absorção de impacto. É um ganho para o meio ambiente, para o usuário e para a empresa”, ressalta.

Segundo James Lourenço, diretor de Operações da BSB, para tornar possível o processo de reciclagem, a empresa já investiu cerca de R$ 3 milhões. “Há os custos das máquinas que fazem a transformação do material, funcionários exclusivos para esse serviço, transporte dos resíduos e aterros licenciados e controlados”, explica.

“Investimos nesse projeto considerando os benefícios que a reutilização do PU traria para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade, além dos resultados surpreendentes nos ensaios de laboratório do IPT e IBTeC que os nossos calçados passaram a ter com a pastilha”, disse Fernando Penavel, gerente de Gestão de Qualidade e Meio Ambiente da empresa.

Banner Revistas Mobile