Mercado

Embrapa e Banco Mundial discutem a Amazônia

Autoridades reúnem-se em Brasília para debater o desenvolvimento de

tecnologias sustentáveis para a Região, a utilização racional

dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente O Auditório da

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, localizado no final da W3 Norte, será palco na próxima segunda-feira, dia 9 de dezembro, de um encontro estratégico para a Amazônia Legal.

Dirigentes do Banco Mundial e da Embrapa estarão debatendo, de 14 às

16h30, o projeto Iniciativa Amazônica, que tem como principal objetivo

estabelecer um programa capaz de reduzir as ameaças globais e locais ao meio ambiente, por meio do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o uso dos sistemas terrestres da região tropical úmida da América do Sul. O projeto está sendo coordenado pela Embrapa, com a participação de cinco centros internacionais do Grupo Consultivo de Pesquisa Agrícola Internacional (CGIAR), como o Centro Internacional de Agricultura Tropical (Ciat), Centro Internacional de Pesquisa Florestal (Cifor),International Center for Research in Agroforesty (Icraf), International Food Policy Research Institute (IFPRI) e International Plant Genetic Resources Institute (IPGRI), além de diversas instituições brasileiras e internacionais de pesquisa. O CGIAR é patrocinado pelo Banco Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),além de contar com o apoio de 50 países membros, inclusive o Brasil.

“A Embrapa será responsável pela coordenação-geral, enquanto o Ciat

gerenciará as ações dos centros internacionais”, explica o diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal. Um comitê, composto por cientistas reconhecidos internacionalmente, será formado para definir a agenda geral de pesquisa e para monitorar o desenvolvimento de todo o trabalho, que terá duração de cinco anos.

Segundo Portugal, o projeto levará em consideração uma série de fatores, como mudanças climáticas, globalização econômica, intensificação do uso da terra, saúde humana, recursos genéticos vegetais, degradação de pastagens, desflorestamento, manejo de queimadas e agricultura comercial. Com a avaliação dos impactos causados por esses fatores, os pesquisadores esperam identificar novas opções para o uso mais sustentável do solo. Painel – O painel A Iniciativa Amazônica: Estratégias para Reduzir Ameaças Locais e Globais ao Meio Ambiente começará com a palestra O Papel do Banco Mundial e do CGIAR para o Desenvolvimento Sustentável, que será proferida por Ian Johnson, vice-presidente do Banco Mundial, e por Francisco Reifschneider, diretor do CGIAR. O âmbito regional do projeto Iniciativa Amazônia será debatido por Dennis Garrity, diretor-geral do Icraf, e por Joachim Voss, diretor-geral do Ciat. Já o âmbito nacional do projeto será apresentado pelo diretor-presidente da

Embrapa, Alberto Portugal. As palestras serão depois debatidas por

representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;Meio Ambiente; e Ciência e Tecnologia.

Banner Revistas Mobile