Usinas

Em última reunião de 2023, IAC apresenta maior censo varietal do país

Cerimônia também marcou a entrega do prêmio Excelência 2023

Em última reunião de 2023, IAC apresenta maior censo varietal do país

Com um total de 228 unidades recenseadas até a safra 2020/21, num total de 6,3 milhões de hectares mapeados, o Grupo Fitotécnico de Cana IAC, apresentou em sua 7ª e última reunião de 2023, o maior censo varietal de cana do país, divulgando na ocasião, as variedades que mais se destacaram na safra 2023/24.

Rubens Braga Junior, coordenador do programa varietal, mostrou dados do Censo Varietal IAC, um trabalho que levanta informações sobre as áreas de variedade no maior número possível de unidades produtoras de cana de açúcar no Brasil.

Dividido em etapas, o trabalho teve início em maio de 2023 com o início da coleta de dados do censo varietal de áreas cultivadas. No mês de setembro, teve início a coleta de informações sobre a intenção de plantio e no mês de novembro aconteceu o encerramento da coleta de dados na região Centro-Sul do Brasil e início da coleta de dados na região Norte-Nordeste.

LEIA MAIS > Venda de etanol hidratado pelos produtores ultrapassa 1,9 bilhão em dezembro

Segundo o censo, a média de TCH nas dez últimas safras na região Centro Sul, nas canas de 1º e 2º corte ficou em 93,1, sendo que nos demais cortes a média cai para 64,8, sendo que a média ponderada entre os estágios de corte e a área de cada estágio Média (EMC) histórica da região Centro-Sul é de 3,38 cortes.

De acordo com o censo, na região Centro-Sul, em área plantada, as três primeiras variedades são RB966928, RB867515 e CTC4.

O IAC também promoveu um censo para quantificar a intenção de plantio no Brasil. O estudo teve como objetivo levantar informações sobre a intenção de plantio de variedades, entre os meses de abril/2023 e março/2024, em todas as unidades produtoras de cana de açúcar (usinas, destilarias, associações de fornecedores, etc).

Ao todo foram alcançadas 173 unidades recenseadas, totalizando 834.970 hectares recenseados, o que também configura o maior levantamento de intenção de plantio do Brasil.

No estado de São Paulo, o estudo abrangeu uma área de 440 mil hectares, com informações colhidas em 83 empresas. As variedades que ocupam as três primeiras colocações respectivamente são: RB975242, com um percentual de 11,6%, RB966928 com 5,7% e CTC 4 com 5,6%.

LEIA MAIS > Produção recorde de cana no Centro-Sul sinaliza recuperação do setor bioenergético

Quando se analisa o Brasil como um todo, numa área de 835 mil hectares, com dados de 173 empresas, as três primeiras posições ficaram com a RB975242 com um percentual de 8,9%, seguida pela CTC4 com 5,9% em terceiro lugar a RB966928 com 5,4%.

Durante a última reunião do ano o IAC promoveu também a entrega do Prêmio Excelência, criado com a intenção de valorizar as unidades produtoras que adotam as melhores práticas no uso de variedades do Programa Cana IAC. As informações para a definição dos ganhadores foram obtidas através do Censo Varietal IAC – Safra 2023/24.

O prêmio destaca as unidades produtoras e associações de fornecedores com menor Índice de Atualização Varietal (IAV) e menor Índice de Concentração Varietal Ajustado (ICVA), na média dos rankings.

As usinas Florestópolis (Alto Alegre – PR), Destilaria Nova União (Grupo Denusa GO – TO), Usina Branco Peres (Araçatuba – SP), Usina Monte Verde (Grupo BP Bunge MS), Usina Buriti (Grupo Pedra, Ribeirão Preto – SP), Usina Santa Maria (Piracicaba – SP), Usina Ferrari (Jaú – SP), Usina São José da Estiva (S.J.do Rio Preto – SP) e Usina Uberaba (MG) conquistaram o prêmio na categoria regional.

LEIA MAIS > Do sonho à realidade – Pindorama inicia testes de produção de etanol de milho e se torna a primeira usina flex do Norte-Nordeste do Brasil

Para a seleção nacional os critérios de avaliação incluem:  área cultivada superior a 5 mil hectares; I.A.V. menor ou igual que 5 anos; e I.C.V.A. menor ou igual a 0,45. Na categoria nacional a usina vencedora do prêmio Excelência, foi a Usina São Luiz do Grupo Quagliato, localizada na região de Assis – SP.

Para Marcos Landell do IAC, destacou que as reuniões do Grupo Fitotécnico realizadas desde 1991, ainda em caráter informal, e a partir de 1992 já formalizada, acompanham mudanças importantes na canavicultura.

“Como por exemplo a introdução da cana crua   talvez a mais significativa, que alterou estratégias de nutrição, preparo de solo, o surgimento de novas pragas, como a cigarrinha, enfim foi uma grande escola a oportunidade de debater todos esses temas aqui. Esses censos realizados se convertem em informações valiosíssimas para todo o setor”, disse Landell.

LEIA MAIS > Grupo Jatobá foca no aumento da produção em Alagoas

Rubens Braga Junior, coordenador do programa varietal, mostrou dados do Censo Varietal IAC

O subsecretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro, destacou o importante trabalho realizado pelo IAC. É um trabalho que serve como orientação para a canavicultura no Brasil.

O evento contou também com a participação de Luciano Rodrigues, diretor de Inteligência Setorial da UNICA, que falou sobre a safra 2023/24 e o futuro da energia renovável. Em relação a transição energética, Rodrigues afirmou que ela será lenta e complexa, mas que as projeções para bioenergia na matriz mundial reservam muitas possibilidades de crescimento. Ele chama a atenção, no entanto, que o etanol terá que disputar espaço com novos concorrentes, no segmento de fonte renovável de energia.

Está matéria faz parte da edição 348 do JornalCana.

Banner Revistas Mobile