Mercado

Em site, PT faz ataques a Bush

Enquanto o presidente Luiz???Inácio Lula da Silva se prepara para receber o colega George W. Bush, seu partido deixou claro que não dará folga ao norte-americano#. Em uma página montada para tratar da visita desta semana, o site do PT na internet foi recheado de críticas aos Estados Unidos e ao próprio Bush.

Em entrevista publicada no site, o secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, diz que o Brasil pode agir como mediador na América Latina, mas avisa que os EUA não devem contar com o País para suas pretensões imperialistas. Não contem com o Brasil para pressionar Cuba, Venezuela, Bolívia e o Equador, adverte. O ex-presidente da CUT João Felício também manda seu recado em artigo intitulado Bush, persona non grata: Bush Jr. representa a degeneração do Império e sua cara mais apodrecida, ataca. Já o membro do comitê central do PC do B Altamiro Borges, em artigo, se refere ao presidente americano como o chefão do terrorismo internacional.

Em tom mais ameno, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, critica as barreiras ao etanol brasileiro.

Segundo ele, é o momento de denunciar qual é a política comercial norte-americana que não leva em conta que o relaxamento das barreiras tarifárias é importante para criar um mercado mundial. Berzoini também avisa que o PT se integra aos movimentos sociais nos protestos contra Bush.

No entanto, o amplo esquema montado pela Polícia Federal e pelo Exército para a segurança de Bush, durante sua visita ao Brasil, fará com que ele não veja as manifestações que serão realizadas em São Paulo. Mais de 60 entidades, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e as centrais sindicais, afirmam que levarão 10 mil pessoas às ruas de São Paulo para gritar fora Bush, em sua chegada a São Paulo na quinta-feira. Existe a previsão de várias manifestações e a polícia, juntamente com o Exército, está monitorando e traçando um plano para evitar que o próprio presidente tome conhecimento disso, afirmou o delegado Flávio Luiz Trivella, responsável pela coordenação da Operação Bush.

Banner Revistas Mobile