Mercado

Em Minas, usinas abastecem diretamente postos com etanol

Pimentel (ao centro) em reunião em 30/05 (Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG)
Pimentel (ao centro) em reunião em 30/05 (Foto: Marcelo Sant'Anna/Imprensa MG)

As usinas de cana-de-açúcar de Minas Gerais têm autorização para abastecer diretamente os postos de combustível no Estado. A medida, que vigora até 15/06, foi autorizada em 30/05 pelo governador mineiro Fernando Pimentel.

Segundo o governo, a medida foi estratégica para agilizar a saída da crise de abastecimento por conta da greve dos caminheiros.

Em conversa com jornal O TEMPO, o presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, afirmou que a medida deve solucionar parte dos problemas que afligem o Estado hoje. “Cerca de 70% da frota mineira é formada por veículos flex, então é uma medida que vai ajudar a população e agilizar o processo”, afirmou Campos. Antes, as usinas precisavam transportar o álcool etanol para as distribuidoras na Refinaria Gabriel Passos (Regap) e só depois o combustível era encaminhado aos postos.

“O que ocorre é uma flexibilização no abastecimento. Antes havia o que a gente chama de ‘passeio de etanol’. O combustível saía da usina no interior, ia para a distribuidora na Região Metropolitana de Belo Horizonte e só depois voltava para o interior, muita burocracia”, contou Campos ao jornal O TEMPO.

Banner Revistas Mobile