Gestão Administrativa

El Niño castiga o NE e produtor de cana prevê déficit de 15%

Lima,
Lima,

Os efeitos negativos da seca, ampliados pelo fenômeno El Niño, prejudicam o setor de cana-de-açúcar da região Nordeste do País.

Em reportagem do jornal Tribuna Hoje, a entidade regional do setor sucroenergético, a Unida, que reúne 23 mil produtores, prevê que haja um déficit de 15% da atual safra em relação à anterior, devido a significância da força do El Niño deste ano – classificado como um dos maiores pela área meteorológica.

Tal fenômeno agravará ainda mais os canaviais, que, três anos antes, foram afetados pela maior seca dos últimos 50 anos na Região. À época, o governo federal havia prometido uma subvenção para amenizar os prejuízos causados pela estiagem.

O setor espera o subsídio até hoje, mesmo com os impactos da nova seca. A Unida, por sua vez, reclama que a presidente Dilma, ao invés de vir hoje à Alagoas para anunciar o pagamento da subvenção, sobretudo diante do atual quadro de estiagem, vem fazer novas promessas.

“A Unida diz sentir-se traída por confiar na presidente, e conta que, apenas não fará uma grande manifestação contra sua presença em Alagoas, porque, infelizmente, sua visita ao Estado foi anunciado bem em cima da hora, inviabilizando qualquer articulação e organização do merecido protesto”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida ao jornal.

Lima, da Unida: à espera das subvenções em meio à previsão de déficit de produção
Lima, da Unida: à espera das subvenções em meio à previsão de déficit de produção

Relevância

Alagoas é o maior estado produtor de cana do Nordeste. Lima diz que reconhece a relevância do Canal do Sertão, que Dilma vem hoje, possivelmente, inaugurar o trecho 3 no Sertão de Alagoas, mas a seca também atinge a Zona da Mata, onde se concentra a cana.

Ele a critica pela falta de ações estruturantes contra a estiagem para esta localidade, e, sobretudo, até quando há políticas, mesmo que pontuais, como a Lei da subvenção da cana (12.999/14), o governo trava o seu pagamento.

Subvenção

A Lei Federal 12.999, de julho de 2014, autoriza o pagamento de R$ 12 ao canavieiro nordestino por tonelada de cana-de-açúcar, fornecida na safra 2012/2013 às usinas da região – período auge da maior seca dos últimos 50 anos no Nordeste.

A subvenção, que também é destinada aos produtores de cana do Estado do Rio de Janeiro, é limitada a 10 mil toneladas por cada agricultor do RJ e do NE. Desde a promulgação da lei que a Unida reivindica ao governo federal a regulamentação da mesma. Sem isso, o pagamento fica proibido.

O problema é que a lei perde a validade no fim deste ano. “E, se nada for feito pela presidente Dilma Rousseff, o canavieiro do NE, o mesmo que ela hoje vem anunciar ‘bondades’ em Alagoas, ficará penalizado mesmo com as novas promessas do governo federal”, critica Lima.

Banner Revistas Mobile