Mercado

Eduardo de Carvalho deverá deixar a Unica

O atual presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, deverá deixar a entidade no final do primeiro semestre. Procurada, a Unica não vai comentar o assunto.

À frente da Unica desde 2000, Carvalho foi o primeiro executivo de mercado contratado para presidir a entidade, marcando a transição do setor para uma gestão profissionalizada.

Criada em 1998, a Unica substituiu o IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool), órgão controlado pelo governo.

A Unica é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar e etanol da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo, que representa 60% da produção nacional. Junto às 94 associadas desenvolve sólido trabalho em benefício da indústria nacional de açúcar e etanol. As usinas que fazem parte do quadro de associados da Unica são responsáveis por cerca de 50% da produção nacional de cana. Na última safra, o Brasil produziu 425 milhões de toneladas de cana, 29,8 milhões de toneladas de açúcar e 17,7 bilhões de litros de álcool.

Vários nomes já foram cogitados para substituir Carvalho na Unica. Entre eles, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan. O ex-ministro não comenta o assunto.

Banner Revistas Mobile