Mercado

Ecochange 2009 será lançada hoje, em Ribeirão Preto

A Conferência Internacional Ecochange 2009, que discutirá biocombustíveis, inflação dos alimentos, fome no mundo e a devastação das florestas, será lançado nesta quinta-feira (16), às 9h, em Ribeirão Preto, SP. O evento será realizado nos dias 25, 26 e 27 de março de 2009, no Centro de Convenções do município.

A Ecochange 2009 terá participantes convidados de organizações internacionais como o Banco Mundial, as Nações Unidas, FAO (Food and Agriculture Organization), além da participação do Governo Federal Brasileiro, de representantes governamentais e empresas de mais de 50 países, entre aqueles que defendem e outros que são contra a produção dos biocombustíveis.

Na oportunidade, será elaborado o “Protocolo de Ribeirão Preto” com o objetivo de consolidar ou desmistificar as relações existentes entre as conseqüências da expansão dos biocombustíveis e o aumento da fome no mundo, com a falta de alimentos e a redução das áreas agricultáveis.

De acordo com o presidente da Câmara Setorial de Biocombustíveis do Estado de São Paulo, Miguel Dabdoub “o evento será a maior iniciativa já realizada no Brasil e no mundo com o objetivo de discutir as tendências e o futuro da energia limpa, dos biocombustíveis líquidos e suas relações com a disponibilidade de terras e o meio ambiente nos mercados nacional e internacional”.

“A grande discussão deverá polemizar as teses de que a produção de biocombustíveis pode comprometer ou não a segurança alimentar, gerando mais fome ou ajudando a alimentar melhor o mundo”, disse Dabdoub. O pesquisador afirma que a Ecochange será uma oportunidade para negociar soluções em energia limpa, desaquecimento global e preservação da vida no planeta.

“Nossa intenção é que a Ecochange seja um evento de projeção internacional assim como outros eventos de sucesso que vem sendo consolidados ano após ano na região de Ribeirão Preto – a capital do agronegócio brasileiro”, observa.

Banner Revistas Mobile