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Durante lançamento de cartilha AEA defende incentivos ao etanol

AEA lança Roadmap Tecnológico Automobilístico Brasileiro 2.0 e Cartilha “Do Poço à roda”

(Divulgação)
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Durante o lançamento da segunda edição do whitepaper  “Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro”, no dia 30 de novembro, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Bezaliel Botelho, defendeu a necessidade de o Brasil adotar uma política de incentivos para que o consumidor opte pelo etanol na hora de abastecer o seu tanque.

No evento a entidade apresentou a cartilha “Do poço à roda – Veículos leves”, desenvolvida pela diretoria de Emissões Veículos Leves e que visa mostrar os benefícios da utilização do etanol para o meio ambiente.

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O cálculo de emissão de CO2 contemplado na cartilha “Do poço à roda” leva em consideração a matriz energética brasileira, ou seja, o fato de 80% de nossas energias serem renováveis (hidráulica, biomassa, eólica e solar), conforme mostrou a diretora de Emissão Veículos Leves, Raquel Mizoe.

“No documento, que está disponível no site www.aea.org.br mostramos o passo a passo para calcular as emissões do veículo baseado em dados públicos, de forma que toda a sociedade possa entender e calcular o seu impacto ambiental”, informou.

O conceito “Do poço à roda”, que leva em conta a emissão do CO2 da produção, da distribuição e do uso em si do veículo, tem sido amplamente discutido no setor automotivo brasileiro e será implementado na fase 2 do Rota 2030 para veículos leves.

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Por conta de programas como o InovarAuto e o Rota 2020, a emissão de CO2 por veículos leve baixou de 160 gramas por quilômetro rodado em 2005 para 113 gramas atualmente. A meta é chegar a 80 gramas em 2030 e a apenas 32 gramas em 2050.

A segunda edição do Roadmap Tecnológico Automotivo Brasileiro, mostra não apenas a evolução tecnológica regional, como também diagnostica a produção e a comercialização de veículos leves, levando-se em consideração os capítulos de matrizes energéticas disponíveis no país, emissões, eficiência energética, conectividade e segurança veicular. A atualização de emissão de pesados ficou para 2023.

O documento, que pode ser considerado histórico, faz parte da longa trajetória da entidade fundada em 1984 à frente da condução das principais discussões técnicas do setor automobilístico brasileiro. Há mais de um século várias soluções tecnológicas promoveram o desenvolvimento dos veículos sob o aspecto de eficiência energética, emissões de poluentes e segurança veicular.

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