Mercado

Dreyfus e Santalisa mais perto da fusão

Fortes rumores divergentes sobre o destino da associação entre a multinacional francesa Louis Dreyfus Commodities (LDC) e a Santelisa Vale, segunda maior companhia produtora de açúcar e álcool do Brasil, levaram as empresas a divulgar, hoje, uma nota sobre o atual estado das negociações. Segundo a nota, divulgada em nome da LDC Bioenergia e dos acionistas controladores da Santelisa Vale, foi atingido um acordo sobre os termos da associação entre elas. Também foi concluído um entendimento sobre a reestruturação de dívida com os principais credores da Santelisa.

Porém, o acordo final ainda não foi fechado. A nota informa que os próximos passos serão a busca de um acordo com demais credores da Santelisa, assim como com seus acionistas minoritários. Anunciado em 6 de abril de 2009, o acordo de compra dos ativos da Santelisa Vale pela LDC, previa três meses para que a LDC tomasse a decisão final. Os três meses expiram no final de julho.

aaaaaaaaa. Duas empresas de perfis distintas e filosofias muito diferentes, a Santelisa, uma empresa familiar administrado pelo mesmo clã por mais de 60 anos, e a LDC, uma multinacional totalmente profissionalizada, relatos de fontes ligadas às duas empresas informam que o entrosamento entre elas estava sendo dificultado por estas diferenças. Diante disto, especulações surgiram, nos últimos dias, dizendo que a operação havia sido desfeita. Ao mesmo tempo, surgiram outros rumores de que a operação já havia sido fechada.

Fontes próximas à negociação acreditam que, embora a fusão entre elas deverá ser dificultada pelos diferentes perfis, o acordo deve ser fechado. Segundo esta fonte, seria muito custoso voltar atrás neste momento para as duas empresas e, além disso, a empresa a ser formada pela fusão dos dois grupos será uma das gigantes do setor, com potencial para processar 40 milhões de toneladas de cana. Com capacidade de moer cerca de 25 milhões de ton! eladas de cana-de-açúcar, mas com um processamento entre 18 milhões e 20 milhões de toneladas, a Santelisa Vale é dona das unidades Santa Elisa, Vale do Rosário, MB e Jardest, na região de Ribeirão Preto (SP), e de 65% da Continental, em Colômbia (SP).

Além das usinas paulistas, a Santelisa Vale divide 50% da Tropical Bioenergia com o grupo Maeda, usina construída em Edeia (GO) cujos outros 50% foram vendidos no ano passado para a petroleira britânica BP. É ainda acionista minoritária da Companhia Nacional de Açúcar e Álcool (CNAA), companhia sucroalcooleira comandada por fundos internacionais, e da trading Crystalsev, uma das maiores do País.

A LDC Bioenergia tem oito usinas no Brasil, processa 20 milhões de toneladas de cana, produz 1,6 milhão de toneladas de açúcar e 670 milhões de litros de álcool. Em São Paulo, a LDC Bioenergia é dona das usinas São Carlos, em Jaboticabal, e Cresciumal, em Leme.

Banner Revistas Mobile