Mercado

Dolci: Ausência de política de combustíveis gera insegurança

É incrível ver o Brasil, o país dos biocombustíveis, importando álcool e ainda com maior teor de água, segundo Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, colunista da Folha e blogueira da Folha.com.

A colunista recomenda aos consumidores que fiquem de olho no funcionamento dos motores de seus automóveis devido essa mistura.

“É difícil que o mundo respeite o álcool brasileiro, se seus produtores tratam assim os proprietários de automóveis no país. Também fica claro que não há uma política de combustíveis no governo federal, o que provoca insegurança nos consumidores”, comenta Dolci no áudio a seguir.

Alta nos preços

Nos últimos 30 dias, o preço do etanol já aumentou 20%. Em nova tentativa de conter a escalada de preços dos combustíveis, a ANP (Agência Nacional do Petróleo) autorizou o aumento na quantidade de água no álcool anidro, que é mi sturado à gasolina vendida nos postos.

O etanol anidro pode ter até 1% de água, que é a especificação no exterior. Antes, no Brasil, o teor máximo era de 0,4%.

Apesar da alta do preço do etanol, a venda de veículos flex continua crescendo em ritmo maior do que a de veículos a gasolina.

Foram comercializados em fevereiro 220,67 mil veículos (carros e comerciais leves) com tecnologia flex –ou 14,1% a mais do que o volume vendido em janeiro. No mesmo período, a venda de veículos movidos somente a gasolina cresceu 5,6%.

Banner Revistas Mobile