Mercado

Diversificação da cana, novos processos e negócios em discussão no Nordeste

O 1° Workshop sobre Diversificação Produtiva da Cana-de-Açúcar:

Novos Processos, Produtos e Negócios está sendo organizado pela Ufscar, Confederação Nacional da Indústria do Brasil – CNI e Sebrae promove o evento dias 21 e 22 de setembro de 2004 em Maceió (AL).

De acordo com os organizadores, esse evento tem o objetivo de apresentar oportunidades de empreendimentos, tanto para usinas e destilarias, como para pequenos engenhos, produtores rurais e empresários de outros segmentos produtivos, visando a construção da base para implantação, em Alagoas, de um sistema produtivo local de derivados da cana-deaçúcar.

O Workshop realiza-se no âmbito do “Estudo sobre a competitividade do Sistema Agroindustrial da Cana-de-Açúcar – SAG e de prospecção e viabilidade técnica, econômica, social e ambiental de novos empreendimentos baseados na utilização de matérias-primas originadas da cana-de-açúcar e seus derivados”.

O evento contará com a participação de pesquisadores cubanos e brasileiros, bem como de representantes de associações e entidades empresariais, instituições de fomento e desenvolvimento econômico e social.

Os organizadores estarão apresentando pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Cubano de Derivados da Cana-de-Açúcar – ICIDCA como por Institutos Nacionais de Pesquisa: Estimuladores de crescimento vegetal; Bioinseticidas; Fármacos para medicina veterinária (probiótico e antidiarréico); Enriquecedores e preservantes de ração animal; Placas de bagaço para uso na indústria moveleira e construção civil; Resinas para revestimento de metais; Preservantes de madeira; Solventes para tintas e óleos; Ingredientes para indústria alimentícia; e, Plástico biodegradável.

Além destes, estarão sendo apresentadas tecnologias de produtos tradicionais como aguardente, açúcar mascavo, rapadura, briquete e papel artesanal, bem como o processo para o envelhecimento de bebidas.

Mais informações: www.ufscar.br/~diversicana, ou pelo e-mail [email protected].

Banner Revistas Mobile