Mercado

Diário Oficial publica decreto que regulamenta adição de biodiesel a combustível

O Diário Oficial da União publicou hoje (24) o decreto (5448/2005) que regulamenta a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira. De acordo com o decreto, “fica autorizada a adição de 2% em volume de biodiesel ao óleo diesel de origem fóssil a ser comercializado com o consumidor final, em qualquer parte do território nacional”. As informações são da Assessoria de Imprensa da Casa Civil.

Combustível renovável produzido a partir de oleaginosas, como soja, mamona, dendê e girassol, o biodiesel foi autorizado para uso comercial no Brasil em dezembro de 2004.

A adição de biodiesel ao óleo diesel de origem fóssil poderá ser superior a 2%, em volume, de acordo com o decreto, “quando o combustível resultante da mistura for destinado a teste ou uso em frotas veiculares cativas ou específicas; transporte aquaviário ou ferroviário; geração de energia elétrica; e processo industrial específico”.

No dia 24 de março, foi inaugurada na cidade de Cássia, em Minas Gerais, a primeira usina brasileira de produção de biodiesel. A Soyminas, que produzirá o combustível a partir de girassol e nabo forrageiro, tem capacidade instalada para produção de 12 milhões de litros do novo combustível por ano.

Banner Revistas Mobile