Mercado

Destilaria quer ampliar sua receita através da cogeração de energia

Filial da Novo Milênio pretende vender 52 mil MW/h por ano com instalação de novo projeto que tem a Turbtron como parceira

Destilaria quer ampliar sua receita através da cogeração de energia

Orlando Corrêa, diretor comercial da Turbtron sabe que a cogeração é uma das principais fontes de incremento na receita das usinas. Ele acredita que devido às necessidades energéticas do País, boa parte das inovações das unidades produtoras do setor estarão concentradas na cogeração. “Certamente os excedentes da produção de energia cogerada através do bagaço da cana comercializado com concessionárias locais é uma fonte de renda alternativa para os produtores de etanol que não pode ser desprezada”, afirma Corrêa.

Trabalhando sobre essa perspectiva, a Turbtron atua nos projetos elétricos e fornecimentos dos equipamentos na unidade filial da Destilaria Novo Milênio, localizada na cidade de Mirassol D´Oeste (MT). Quem conta mais detalhes sobre o projeto é idealizador e diretor industrial da unidade, Jair Izidoro. “Está sendo instalado um gerador com potencial de 15 MVA em nossa unidade. O retorno projetado será a comercialização de 52 mil MW/h, vendido por ano. Além da possibilidade de instalar uma usina flex para produção de álcool de milho em nossa planta de etanol de cana de açúcar”, informa Izidoro.

Segundo ele, a Novo Milênio (filial) teve uma moagem de 1,19 milhões de toneladas de cana na última safra, produzindo 84 milhões de litros de hidratado. Na safra 2019/20 a perspectiva é de uma moagem de 986 mil toneladas de cana e produção de 80 milhões de litros de etanol. Mas a grande aposta está na produção de energia. “O investimento em cogeração para venda de energia surgiu da necessidade de consumir a grande quantidade de bagaço que sobra das duas unidades produtoras, que somam um total de 150 mil toneladas”, explica o diretor industrial. Izidoro, também dá detalhes sobre a atuação Turbtron. “É uma parceira nossa em todos os fornecimentos de CCMS, painéis de distribuição, instalação de geradores, manutenção de painéis. Isto, desde a fundação da Novo Milênio há mais de 33 anos”.

Izidoro também destaca que a Turbtron é responsável por todo projeto e instalação elétrica e fornecimento de painéis de distribuição de média e baixa tensão, na casa de força e campo; CCM da caldeira nova; subestações de média para baixa tensão dentro da usina; além dos serviços de montagem nesse novo projeto.

Banner Revistas Mobile