Mercado

Desafios para a produção de alimentos

O crescimento populacional, associado aos cenários e projeções do aumento da demanda por alimentos e energia renovável a nível mundial, evidenciam, de forma inequívoca, os desafios e oportunidades que se apresentam para países com comprovada vocação agrícola. Ao longo dos últimos dez anos, o balanço anual global entre produção e consumo de grãos vem caindo, trazendo, como consequência, uma diminuição significativa do estoque de passagem, que passou de 585 milhões de toneladas na safra 99/2000, para 314 milhões de toneladas na safra 2007/2008.

Estes cenários têm aumentado a pressão sobre o uso da terra para produção de alimentos e bioenergia nas áreas agricultáveis, que hoje está em torno de 0,4 hectare por habitante/ano. O Brasil, ao contrário da maioria dos países, vem ao longo das últimas décadas aumentando sua produção agrícola graças a ganhos tecnológicos que permitiram o incremento da produtividade de sua safra de grãos de 1528 kg/ ha na safra 90/91, para 3040 kg/ ha na safra 2007/2008. Graças a este desempenho, o Brasil contribuiu com um excedente de 186 milhões de toneladas para reforçar o estoque mundial de grãos. Da mesma maneira, o País vem mantendo a sua liderança na produção e utilização de etanol de cana-de-açúcar, com aumentos substanciais obtidos não apenas em termos de área plantada mas, principalmente, em ganhos tecnológicos de aumento da produtividade e rendimento industrial da cana-de-açúcar e no desenvolvimento da tecnologia flex fuel.

Estas oportunidades potencializam as possibilidades do Brasil aumentar sua participação no mercado mundial de exportação de commodities agrícolas e do etanol, além da possibilidade de exportação de conhecimentos e tecnologias agrícolas e industriais brasileiras. Desta forma, os grandes desafios postos para o agronegócio brasileiro são os de continuar produzindo e gerando exce! dentes, com competitividade, para o mercado externo, com a necessária sustentabilidade ambiental e econômica.

Projeções sobre o posicionamento do Brasil no mercado mundial da soja indicam que o País evoluirá de uma participação de 30,3% na safra 2009/2010, para 43,7% no ano agrícola 2018/2019. Da mesma maneira, a participação brasileira no mercado mundial da carne bovina deverá aumentar de 28,8% em 2008, para 32,1% em 2014, enquanto a nossa participação no mercado da carne de frango deverá ascender de 43,1% para 48,1%, nos mesmos anos em análise.

O potencial de exportação de bioenergia do etanol brasileiro de cana-de-açúcar, também o posiciona bem no mercado internacional. O País, que exportou 200 milhões de litros no ano 2000, deverá exportar 8,5 bilhões de litros em 2015, afora o atendimento de toda demanda do mercado interno, estimada em torno de 28,5 bilhões de litros. Apesar de todo potencial e das tecnologias agrícolas disponíveis, o Brasil deverá concentrar esforços para melhoria da sua infraestrutura logística, de forma a aumentar, ainda mais, a sua competitivi

Banner Revistas Mobile