Usinas

Desafio Microbioma 2024 premia avanços na utilização de microrganismos

Vencedores apresentarão trabalho no 5º “Plant Microbiome Symposium”, que em 2024, acontece na Holanda

Desafio Microbioma 2024 premia avanços na utilização de microrganismos

O Desafio Microbioma Brasil, realizado recentemente em Indaiatuba – SP, no dia 28 de março, marcou mais um capítulo na busca por soluções inovadoras na agricultura sustentável. Organizado pela Microgeo, o evento teve como objetivo principal reconhecer e promover avanços na utilização de microrganismos para otimizar a produtividade agrícola e restaurar a saúde do solo através do microbioma.

Na etapa Nacional deste desafio, os quatro finalistas da Etapa Regional apresentaram pesquisas promissoras que demonstraram o potencial transformador dos microrganismos na agricultura.

LEIA MAIS > Seminário Ethanol Talks desembarca no Vietnã

Trabalho apresentado por Maycon Leandro Soares foi o vencedor da Etapa Brasil

Resultados da Etapa Nacional: pesquisas de vanguarda em microbioma

Maycon Leandro Soares e Patrick Vieira Silva, da Suprema Agronegócios, vencedores da Etapa Cerrado Leste e os finalistas da Etapa Brasil, compartilharam os resultados impressionantes da aplicação da biotecnologia Microgeo® na cultura do café. Seu estudo destacou melhorias significativas nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo ao longo de três safras consecutivas, impulsionando a produção de café de forma sustentável.

Em segundo lugar na Etapa Brasil, Tatiani Mayara Galeriani e sua equipe da Field Science e UNESP, vencedora da Etapa Cerrado Oeste, revelaram os impactos positivos da atividade biológica do solo na cultura da soja com o uso do Microgeo®, observando um aumento substancial na atividade enzimática do solo e na produtividade da soja em diversas regiões.

LEIA MAIS > Setor sucroenergético integra o mercado de biogás no desenvolvimento sustentável de Pernambuco

Tatiani Mayara Galeriani e equipe da Field Science e UNESP, ficaram em segundo lugar

Wesley Vieira dos Santos, da UEMS e vencedor da etapa Sul, apresentou um estudo aprofundado sobre o estoque de carbono, atributos físicos e fracionamento químico do solo com a aplicação de Microgeo®, ressaltando a importância da pesquisa contínua para compreender os benefícios de longo prazo dessas práticas.

Dra Gabriela Ferraz, da AgriResult e equipe da UNESP Botucatu – SP, vencedora da etapa Cana-de-Açúcar, investigaram a resposta fisiológica da cana-de-açúcar à aplicação de Microgeo® via solo e foliar, destacando melhorias nos parâmetros fotossintéticos e na eficiência do uso da água, promovendo uma agricultura mais sustentável e produtiva.

LEIA MAIS > SCA Brasil vê com otimismo nova safra canavieira

Gabriela Ferraz destacou a resposta fisiológica da cana à aplicação de Microgeo® via solo e foliar

Os dois primeiros colocados na etapa nacional receberam o prêmio de uma viagem para participar do renomado 5º “Plant Microbiome Symposium” realizado na Holanda, neste ano, fortalecendo a colaboração internacional e a troca de conhecimentos no campo do microbioma vegetal.

Perspectivas e reflexões sobre agricultura sustentável

Para Fernando Dini Andreote, da ESALQ/USP, a saúde do solo é uma questão central na agricultura contemporânea, exigindo ferramentas precisas para quantificar e monitorar sua biodiversidade.

Renato Delarco foi um dos pioneiros a usar o adubo biológico da Microgeo

Solismar Venzke Filho, da Rotar Crop Production System, enfatizou a importância da eficácia, eficiência e efetividade na avaliação de práticas e produtos agrícolas, impulsionando a adoção de abordagens baseadas em microbioma.

LEIA MAIS > Novas tecnologias ampliam potencial da bioeletricidade 

Os benefícios do Microgeo incluem não apenas melhorias na estrutura física do solo, mas também uma eficiência nutricional aprimorada, contribuindo para o desenvolvimento saudável das culturas agrícolas.

Caio Suppia, diretor executivo da Microgeo, ressaltou a importância da democratização do conhecimento científico

Renato Delarco, engenheiro agrônomo e sócio proprietário da RR Agrícola, fornecedor de cana do Grupo Nardini e Grupo Tietê, um dos pioneiros no uso do adubo biológico da Microgeo, destacou os impactos positivos na otimização de insumos, redução de custos e aumento da produtividade agrícola de forma sustentável.

De acordo com ele, o adubo biológico é usado em 100% da sua área, em várias fases de nutrição, desde o preparo em profundidade até a parte foliar, garantindo a produtividade acima dos três dígitos. “Porém, mais do que ter produtividade, é importante ter a estabilidade, pois não adianta produzir bem em um ano e no outro ano, ter uma queda. É isso que buscamos com tecnologia e a microbiologia aplicada é a grande ferramenta que usamos”, elucidou.

LEIA MAIS > KPMG: 87% do setor automotivo brasileiro confia no crescimento dos negócios

Adriano Carneiro Roland, CEO da Microgeo, reforçou a importância da cultura canavieira para a Microgeo

Caio Suppia, diretor executivo da Microgeo, ressaltou a importância da democratização do conhecimento científico, integrando pesquisa e prática para impulsionar a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e eficazes.

“O objetivo do desafio está sendo cumprido, estamos conseguindo, de fato, levar o conhecimento adquirido aqui para ser aplicado lá na ponta”, disse.

Adriano Carneiro Roland, CEO da Microgeo, expressou seu orgulho no evento como uma consolidação do compromisso de 24 anos da empresa com a inovação e o desenvolvimento sustentável na agricultura, especialmente na cultura da cana-de-açúcar.

LEIA MAIS > Cana avança no mercado de capitais

Banner Revistas Mobile