Mercado

Decisão pode criar mercado gigante

A elevação da mistura do etanol na gasolina utilizada nos Estados Unidos de 10% para 15%, aprovada pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, da sigla em inglês), é um claro sinal dado pela agência de que a indústria de etanol de milho já está madura o suficiente para a competição no mercado. A afirmação é do representante da União da Indústria de Canadeaçúcar (Unica) na América do Norte, Joel Velasco.

Para Velasco, o aumento da mistura em um momento em que os preços do milho estão historicamente elevados pode levar o Congresso norte-americano a não renovar os subsídios e a tarifa de importação de etanol existentes hoje e que limita a importação do produto. Nos EUA, o etanol é produzido a partir do milho.

“Esta decisão abre a perspectiva de abertura de um mercado adicional para etanol nos Estados Unidos de 24 bilhões de litros por ano, considerando a base atual de veículos”, afirma o economista Plínio Nastari, presidente da Datagro Consultoria. Segundo ele, a medida é importante para os produtores de etanol de todo o mundo em função de criar a perspectiva do mercado dos EUA continuar crescendo.

O presidente do Grupo São Martinho, Fábio Venturelli, afirma que a medida é positiva à medida que aumenta o mercado consumidor do etanol no mundo.

Banner Revistas Mobile