Mercado

Debate sobre fundo agropecuário volta à Câmara Federal

Até a próxima quarta-feira (23), os deputados federais podem encaminhar sugestão de emenda ao projeto de lei que cria o Fundo de Apoio às Culturas Agropecuárias (PL 7.938-2010). O fundo tem o objetivo de ampliar a destinação de recursos que serão criados para promover o desenvolvimento sustentável da produção agricultura e pecuária nacional. Os recursos serão gerados e administrados pelo próprio setor agropecuário e, caberá ao Governo oficializar o repasse de cada cultura.

O projeto de lei do deputado Homero Pereira (PR-MT), foi desarquivado no último dia 11 e reaberto o prazo para apresentação de emendas. Até chegar ao plenário da Câmara, para votação, a proposta de criação do fundo ainda será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Finanças e Tributação e; Constituição, Justiça e de Cidadania.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Paulo Guedes, a agricultura brasileira é uma das maiores potências mundiais, portanto, retomar as discussões sobre o fundo é mais que justo. “O Brasil é o maior produtor internacional de café, suco de laranja e açúcar, logo, os produtores merecem total atenção do Governo”, explica.

Cana

Somente a cana, que é uma das culturas mais tradicionais da agricultura brasileira, possui mais de 50 mil produtores nacional. “O fundo poderá colaborar com o produtor, por meio de recursos para apoiar projetos, estudos e financiamento de empreendimentos”, diz.

Ele destaca que o fundo poderá implementar ações que visam o desenvolvimento das cadeias produtivas agropecuárias, de forma rentável e sustentável.

Banner Revistas Mobile