Mercado

Custo do uso do carro cai 0,34% em maio

Pesquisa mensal feita pela Agência AutoInforme, a chamada “Inflação do Carro”, que levanta os preços de todos os itens necessários para andar de carro, apurou queda de 0,34% no custo do uso do carro em maio. Foi a primeira “deflação” do carro em 18 meses.

O índice negativo foi impulsionado pela queda de preço dos combustíveis. O álcool ficou 18,7% mais barato na bomba e a gasolina, que tem 25% de álcool em sua composição, também teve queda no preço ficando 1,2% mais barata. A boa safra da cana-de-açúcar derrubou os preços do álcool na bomba e beneficiou o consumidor.

Os combustíveis têm grande participação nos gastos do motorista, 51% das despesas de uso do carro são com o álcool e a gasolina. Proprietários de carros flex ou a álcool foram os grandes beneficiados com a queda do preço do produto. Para encher um tanque com álcool o dono do carro gastou em maio R$ 10 a menos.

As despesas do motorista são divididas em quatro categorias no estudo feito pela Agência AutoInforme: produtos, serviços, impostos e seguros. O pacote de “produtos” ficou 1,1% mais barato, o de “serviço” teve uma ligeira alta de 0,07%, os impostos permaneceram estáveis e os seguros subiram 1,03%.

Banner Revistas Mobile