Mercado

Custo de desidratação de álcool pode cair até 30%

A Dedini Indústria de Base anunciou hoje que assinará um acordo com a empresa canadense Vaperma para a transferência de tecnologia, visando fornecer aos produtores de cana-de-açúcar um sistema de membranas que proporciona um custo menor na desidratação do álcool, com menor consumo de vapor e energia.

“Há uma redução de 30% no consumo de vapor”, diz o diretor-executivo de açúcar e álcool da empresa, Sérgio Barreira. A primeira planta comercial de demonstração desta tecnologia é a Usina Costa Pinto, localizada em Piracicaba (SP) e pertencente ao Grupo Cosan.

A operação está prevista para o início de agosto, com a produção de 5 mil litros de etanol por dia. “A instalação na Cosan não é comercial e nem teste. É uma demostração”, diz o vice-presidente de tecnologia e desenvolvimento, José Luiz Olivério.

O sistema de membranas permite a remoção da água de misturas com etanol, na fase vapor, substituindo equipamentos semelhantes, hoje utilizados nas usinas. O sistema já é operado em uma usina de etanol de milho no Canadá. (Sérgio Toledo)

Banner Revistas Mobile