Mercado

Curtas - Agroinflação recua

O índice de preços dos alimentos da FAO, considerado o melhor indicador de inflação global dos alimentos, apresentou a primeira queda em 15 meses em abril. Segundo o órgão, o recuo foi puxado por preços menores do trigo, açúcar, soja e lácteos. O índice, que será publicado no fim deste mês, mostra queda para 216, 7 pontos em relação aos 217 pontos de março. Nos últimos 12 meses, ele havia acumulado alta de 52%. Jose María Sumpsi, diretor-geral assistente da FAO, disse que a inflação parece ter “atingido o seu pico”.

Farm bill avança

A Câmara dos Representantes (Deputados) dos EUA aprovou ontem por 318 a 106 votos a chamada “farm bill”, programa de cinco anos que prevê ajuda de US$ 289 bilhões aos agricultores do país. O Senado deverá analisar ainda hoje o subsídio, criticado pelo presidente Bush. Segundo ele, a ajuda financeira excede recomendações de gastos, distorce o comércio e subsidia agricultores de culturas que desfrutam de preços recordes.

Nova joint venture

A DuPont e a Genencor, divisão da Danisco S/A, anunciaram acordo para formar a DuPont Danisco Cellulosic Ethanol LLC, joint venture voltada ao desenvolvimento e a comercialização de uma solução tecnológica de baixo custo para a produção de etanol de celulose. O investimento inicial será de US$ 140 milhões, em três anos.

Produtividade rural

A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou o projeto de lei 78/07, que estabelece alternativas à proposta do governo de reajustes dos índices de produtividade mínima das propriedades rurais.

Banner Revistas Mobile