Mercado

Cursos novos e específicos ganham destaque

As áreas técnicas relativas à sazionalidade tecnológica, ou seja, ligadas aos setores econômicos em destaque, como o de petróleo e gás, sucroalcooleiro, de tecnologia de informação e automobilístico, apresentam as melhores ofertas de vagas no mercado de trabalho. É o que defende o diretor-técnico do Senai São Paulo, Roberto Spada.

As mais altas taxas de empregabilidade beneficiam principalmente os profissionais de cursos muito específicos em relação à área de atuação. São exemplos o curso de produção digital e web multimídia, do Senac-SP, e o de construção e manutenção de sistemas de navegação fluvial, oferecido no interior de São Paulo pelo Centro Paula Souza.

“Esses profissionais são raridade, então não existe desemprego para eles”, afirma o coordenador do ensino técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo. Cursos relativamente novos têm alto percentual de profissionais no mercado. No Senac, por exemplo, moda e gastronomia têm média de empregabilidade de 91,5% e 82,8%, respectivamente.

Técnicos da área ambiental também constam da lista dos mais procurados. “É uma área que cresce com o tema aquecimento global e com o amadurecimento do mercado”, aposta o reitor do Centro Universitário Senac, Cláudio Massaro. (com informações da Folha de S. Paulo)

Banner Revistas Mobile