Mercado

Curso de análise de vibração recebe participantes de várias usinas

Técnicos de diversas usinas do país participaram nos dias 1° e 2 de julho, do curso de análise de vibração realizado pelo Sinatub em Ribeirão Preto (SP).

De acordo com o coordenador Luiz Cláudio Silva, da Dinatecnica, o evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre elas, de usinas do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, como a São Martinho, Cocal, Guarani, Equipav, Colorado, Vale do Rosário, Debrasa, Dasa, Grupo Andrade, Virálcool, Santa Cândida, Usaciga.

O curso discutiu a Manutenção Preditiva em plantas industriais; Aplicação da Análise de Vibração no monitoramento e diagnóstico de defeitos em geral em motores elétricos, bombas, redutores e outros (com demonstração prática; Análise de Envelope e Cepstrum na detecção e diagnóstico de defeitos em rolamentos e engrenagens (com demonstração prática); Turbinas à Vapor – Análise de vibração, monitoramento e diagnóstico.

O especialista em dinâmica de máquinas e vibrações, Ilmar Ferreira Santos, da Universidade Técnica da Dinamarca falou sobre as vibrações em máquinas rotativas e a forma de descobrir o problema através de gráficos.

Donizete Ribeiro, da Proeng, disse que o curso foi uma ótima oportunidade para contactar os representantes de usinas.

“O que mais me chamou a atenção foi um equipamento para medição em baixa rotação de redutores e a maneira de se fazer um diagnóstico correto para detectar o defeito”, afirma Roberto Berto, da Dasa.

Ângelo Aléssio, da Cocal, disse que foi muito interessante saber que a análise de envelope permite estabelecer parâmetros para tomadas de decisões.

“Existe muita carência no setor agroindustrial no que diz respeito a análise e monitoramento de vibração dos equipamentos, por isso o curso veio em boa hora”, afirma Anderson Andrade Trigo, sócio gerente da Spectra, especialista em monitoramento e diagnóstico de defeitos em máquinas rotativas, um dos palestrantes do evento.

Banner Revistas Mobile