Mercado

Crise, que crise?

Confira este mês, edição completa do JornalCana com matérias especiais sobre o Workshop ProCana, com estas e outras perspectivas para a safra 2004/05.

Na safra 2003/04 o setor sucroalcooleiro prevê investir R$ 850 milhões na região Centro-Sul. Os números foram apresentados pelo gerente operacional da Procana, Fábio Rodrigues, durante o III Workshop Procana, realizado no dia 4 de março em São Paulo, SP. O volume financeiro é praticamente o dobro em relação aos investimentos registrados na safra anterior (R$ 450 milhões), e demonstram que não há sinais de eventuais crise nas usinas e destilarias. Ao contrário disso, antecipa-se futura expansão da atividade.

“Não há motivos para se falar em crise com os horizontes que se colocam à disposição do setor”, afirma Ângelo Bressan Filho, diretor do Departamento de Açúcar e Álcool, do Ministério da Agricultura. Para o empresário José Pessoa Queiroz Bisneto, presidente do Grupo J. Pessoa, a palavra de ordem é otimismo. “Apesar do estoque de álcool hoje ser elevado (2 bilhões de litros), o mercado interno está crescendo e as projeções dos negócios externos são boas, levando a crer que o setor não enfrentará problemas”, afirmou. No caso do açúcar, com um estoque acima de 1,4 milhão de toneladas, ele acrescenta que os negócios externos vão comprovar demanda para o que existe estocado e o que será produzido na safra 2004/05.

Para o presidente da Procana, Josias Messias, que encerrou o III Workshop Procana explanando sobre a convivência dos fornecedores com o setor e com a mídia, falar em crise neste momento só interessa aos especuladores. E o consultor Plínio Nastari, da Datagro, acrescenta que “há horizontes que desmentem qualquer comentário sobre futura crise, e as perspectivas são de expansão do setor sucroalcooleiro”. Para o presidente da Udop – União das Usinas e Destilarias do Oeste Paulista, Luiz Guilherme Zancaner, “continuamos em expansão, mas devemos ser responsáveis, buscando novos mercados, para que realmente a crise propalada, e que não existe, também não se faça presente”.

Ainda no III Workshop Procana a divisão de consultoria da IBM apresentou pesquisa que avaliou a orientação estratégica das empresas do setor sucroalcooleiro. “O estudo mostra que, dentro do cenário turbulento que ambienta o setor, existe a preocupação em se estruturar para sobreviver”, afirmou Renato Gennaro, consultor da IBM responsável pelo estudo. Segundo ele, “nas usinas e destilarias em diversos estágios de maturidade, a tendência observada é a necessidade de profissionalização, gestão e tecnologia, não apenas como diferenciais, mas como elementos básicos de sobrevivência”.

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