Gestão Administrativa

Crise atinge Unica e força paralisação de projeto

Crise atinge Unica e força paralisação de projeto

A paralisação temporária do Projeto Agora é consequência direta da crise que vem impactando o setor sucroenergético nacional nos últimos anos e que agora afeta também a Unica, maior entidade associativa do setor no Brasil. “A situação tem suas raízes nas políticas públicas inadequadas adotadas pelo governo, que subsidia a gasolina e tira a competitividade do etanol”. Com essa afirmação, Elizabeth Farina, presidente da entidade, explica o motivo da interrupção do projeto.

“Essa realidade vem sendo apresentada ao governo sistematicamente e detalhadamente há muito tempo, por enquanto sem uma reação adequada, mesmo com dezenas de usinas fechando suas portas e mais de 30 em estado pré-falimentar. Os efeitos chegaram ao Projeto Agora, realizador de dezenas de ações importantes e positivas, entre elas projetos educacionais que já impactaram mais de 4 milhões de estudantes em 10 estados brasileiros,” ressalta a executiva.

As discussões sobre uma nova forma de conduzir o Projeto terão início com a próxima reunião do Agora, marcada para o dia 29 de maio em São Paulo. O Agora consolidou-se como a maior iniciativa de comunicação institucional do agronegócio brasileiro com o objetivo de integrar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar em torno da divulgação da importância da agroenergia renovável.

Criado em 2009 e ganhador de diversos prêmios de expressão nacional, o Projeto que reúne 18 entidades e empresas da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, vai fazer uma pausa em suas atividades para desenvolver um novo modo de atuação. Em nota a entidade explica que a decisão tornou-se inevitável após o forte ajuste orçamentário anunciado ontem pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar, que inicialmente desenvolveu o projeto e vem hospedando e operacionalizando suas iniciativas desde o princípio.

“Além de contribuir com o principal aporte de recursos, a Unica cedia suas instalações e profissionais, o que permitia ao Agora executar suas iniciativas. Com a perda de parte dessa estrutura devido aos ajustes orçamentários anunciados, será preciso rever essa forma de viabilizar o AGORA,” explica a presidente da Unica. Ela frisa que a maioria dos integrantes deseja a continuidade do Projeto, hoje considerado o maior voltado para a comunicação e marketing integrados do agronegócio brasileiro.

crianças projeto agora

A pausa nas atividades terá início após a realização da Cerimônia de Entrega do 5º Prêmio TOP Etanol, marcada para o dia 2 de junho no Grand Hyatt Hotel em São Paulo. O TOP Etanol, uma das principais iniciativas anuais do Agora, é considerado um dos 10 principais prêmios brasileiros para profissionais de comunicação pela conceituada newsletter Jornalistas & Cia, dedicada ao mercado da comunicação.

Mário Campo, presidente da Siamig, uma das parceiras do Projeto Agora, explica que o Agora é um projeto fantástico e foi crescendo ao longo dos anos com grande penetração nos estados produtores. “Por exemplo, o projeto Municípios Canavieiros trabalhava a próxima geração para conceitos importantes para setor sobre biocombustíveis. Acho que foi uma grande perda mas por outro lado é uma paralisação e adequação a realidade atual financeira do setor. Se a situação melhorar nos próximos anos poderemos nos unir e fazer um novo projeto de comunicação. Acho que um projeto como esse que trabalha a base dá boa visibilidade boa para setor pois trabalhamos com commodities, além disso conseguimos desmistificar conceitos antigos”, conclui.

Banner Revistas Mobile