Mercado

Crescimento da economia mundial favorece agricultura, avalia CNA

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) prevê que no período 2004/2005 o setor agrícola crescerá em todo o mundo. De acordo com Getúlio Pernambuco, chefe do Departamento Econômico (Decon), as boas perspectivas para a economia mundial – que, segundo ele, saltará 3% este ano – devem aumentar a demanda por produtos agrícolas e favorecer o Brasil.

Técnicos da CNA participaram do 8º Outlook Agricultural Fórum, evento realizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), no mês passado em Washinghton e debateram, juntamente com especialistas de várias partes do mundo, os rumos da agricultura. O fórum é uma espécie de Fórum Econômico Mundial para a Agricultura.

A previsão dos analistas é que os Estados Unidos devem obter um crescimento agrícola entre 4,5% e 5% para o período. A China, conforme as previsões, continuará na liderança, crescendo a uma taxa de mais de 9%. O Brasil apresentará um salto de 4,5%.

“Neste último ano, a América Latina ultrapassou o volume de exportações dos EUA, no que diz respeito à soja, gerando uma expectativa de maior participação nesse mercado para os próximos anos. Há a perspectiva de começar a exportar algodão para a China, dada a produção recorde que o Brasil teve este ano”, revelou Getúlio Pernambuco.

O tema do fórum nos EUA foi alimentação saudável. A preocupação dos americanos com o peso -no país aproximadamente 65% da população é obesa – é crescente. Em 2003, o problema revelou um custo para a economia americana de US$ 117 bilhões, quase um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, de acordo com Antônio Donizeti Beraldo, chefe do Departamento de Comércio Exterior (Decex) da CNA. (Fonte: Agência Brasil)

Banner Revistas Mobile