Mercado

CPFL espera economizar 0,9% durante horário de verão

Na área de atuação da CPFL Paulista, que abrange 234 municípios do interior paulista, a estimativa é de uma redução do consumo de energia elétrica de 0,9% em função do horário de verão. Segundo o Luís Henrique Ferreira Pinto, gerente de controle operacional da CPFL, esta redução significará uma economia de 61.538

MWh.

A 29ª edição do horário de verão tem início a partir da zero hora do próximo dia 3 com previsão de permanecer por um período de 105 dias. O horário especial foi instituído pelo governo federal pelo decreto 4.399 para vigorar nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e também no estado de Tocantins.

Em todo o Brasil, 12 Estados, além do Distrito Federal, adiantarão o relógio em uma hora. A previsão é de terminar o horário especial no dia 16 de fevereiro de 2003. Esta medida permite o melhor aproveitamento da luz natural, já que os dias ficam mais longos.

Com o horário de verão, além do melhor aproveitamento da luz natural, há uma queda na demanda máxima do sistema elétrico pelo deslocamento da curva de carga para fora do horário de pico habitual. Este efeito alivia o carregamento dos sistemas de transmissão e distribuição de eletricidade, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde o consumo de energia é mais acentuado.

Banner Revistas Mobile