Mercado

CPFL celebra centenário com coleção de iniciativas culturais

img4328

Para marcar seu centenário, comemorado em novembro, a CPFL oferece ao público da capital e do interior São Paulo, uma programação cultural, que se estenderá pelos próximos meses. Um documentário, dois livros e duas exposições compõem a lista de atrações. Os eventos mostram a formação e o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e cultural do País nos últimos 100 anos.

Um dos principais destaques é o espetáculo 100 Anos de Luz & Som – Um Século de Música Brasileira em Uma Noite, realizado no último dia 20 de novembro. Idealizado por Zuza Homem de Mello, que divide a direção com o cenógrafo Gringo Cardia, o espetáculo mostra os pontos de convergência entre a música popular brasileira e os avanços econômicos e tecnológicos do País nos 100 últimos anos e como a disseminação e a diversidade de usos da energia elétrica contribuíram para dinamizar a cena musical nesse período.

Exposições

No campo das artes plásticas, a empresa patrocinará a exposição Gênese e Celebração: Coleção de peças africanas do acervo de Rogério Cerqueira Leite. Em cartaz até o dia 28 de janeiro de 2013, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, ela reúne cerca de 200 peças – entre esculturas, máscaras e objetos de materiais e tamanhos variados (madeira, marfim, entre outros, de seis centímetros a 1,70 metro) – de países como Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Congo, Gabão, Senegal, Angola, BurkinaFaso, Tanzânia, Etiópia.

Ainda neste mês, foi inaugurado em Campinas, no dia 22, a exposição 100 Anos de História da Energia, que utilizará recursos tecnológicos como painéis interativos, projeções e exibição de objetos para mostrar a eletricidade como dínamo da evolução econômica e tecnológica. A mostra ficará aberta ao público até o dia 20 de dezembro com visitas monitoradas. Em 2013, a exposição deverá seguir para as cidades de Ribeirão Preto, Bauru, Santos e Sorocaba.

Livros

O conteúdo visual e conceitual dessa exposição foi transformado em livro de arte. Também intitulada 100 anos de história da energia, a obra, de autoria de Renato de Oliveira Diniz, destaca imagens e textos que valorizam o acervo histórico da CPFL e da história da energia no Estado de São Paulo.

O centenário da CPFL é mote também para o lançamento do livro Brasil – 100 Anos de História e Energia, que relaciona o processo de industrialização e mudança social no Brasil com a história da energia e destaca o protagonismo da CPFL nesse processo, especialmente após a privatização. Depoimentos de especialistas como Luiz Pinguelli Rosa e David Zylbersztajn enriquecem a obra organizada por Ricardo Maranhão e Simone Mateos.

Documentário

O filme faz um panorama afetivo e histórico do século XX, década a década, mostrando as transformações de hábitos provocadas pelos avanços tecnológicos. Arquivos de imagens urbanas, depoimentos pessoais, textos e documentos históricos trazem à memória do espectador as mudanças que viveu e ilustram um cotidiano inimaginável para quem já cresceu com celular nas mãos.

O documentário será exibido a partir de 22 de novembro na sala de cinema da CPFL Cultura, em Campinas, com previsão de exibição em novos espaços em 2013. Além disso, mil exemplares do filme serão distribuídos para bibliotecas, universidades e centros de pesquisa.

Banner Revistas Mobile