Mercado

CPFL cancela contratos com usinas de açúcar

As indústrias de Sertãozinho, SP, maior pólo tecnológico do setor sucroalcooleiro do mundo, estão prevendo a desaceleração do processo produtivo devido à nova medida da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), que extingue os contratos de fornecimento de energia elétrica a preços especiais em horários fora de pico de consumo, das 18h às 21h. Hoje, essas indústrias pagam R$ 0,35 por kw/hora através deste plano. A partir desta segunda-feira (14), irão pagar mais que o dobro (R$ 0,80).

Na avaliação do presidente do Centro das Indústrias de Sertãozinho (Ceise), Mário Garrefa, a medida deve inibir a geração de empregos em 2008, uma vez que fará encarecer o custo de produção. Além disso, trará prejuízo às empresas que já têm contratos assinados com clientes e fornecedores. “Não há como repassar a diferença”, afirma ele.

A CPFL alega que não existe mais disponibilidade de energia para essa modalidade especial e que os preços pagos pelas empresas nestes contratos chegavam a menos da metade do valor normal de comercialização de energia. O Ceise, ligado à Confederação das Indústrias de São Paulo (Ciesp), tenta negociar um prazo maior para a medida entrar em vigor.

Dados do Ceise mostram que o setor industrial de Sertãozinho cresceu 14% no ano passado, período em que foram contratados cerca de 8 mil trabalhadores. (Luís Henrique Trovo)

Banner Revistas Mobile