Mercado

CPA Trading inaugura terminal de álcool e açúcar no Paraná

A exportadora CPA Trading inaugura hoje (02), às 15h, um terminal de armazenagem e transbordo de álcool e açúcar. O empreendimento ocupa uma área de 168 mil m², na divisa dos municípios de Sarandi e Marialva. A estrutura, servida por linha férrea, fica ao lado da rodovia BR-376, na região de Maringá, PR.

Segundo o presidente da empresa, Dagoberto Delmar Pinto, o empreendimento custou R$ 100 milhões e vai desafogar a atual estrutura de armazenagem do Paraná, facilitando o escoamento e a comercialização dos produtos. Os produtos serão transportados por rodovia e ferrovia.

A capacidade inicial de armazenagem é de 100 milhões de litros de álcool e 200 mil toneladas de açúcar. Com o crescimento da demanda, a estrutura poderá ser ampliada, respectivamente, para 200 milhões de litros e 500 mil toneladas.

As obras começaram em meados de 2007 e geraram 150 empregos. A estrutura deve ser totalmente concluída no final do abril, quando serão iniciadas as operações de captação e escoamento de açúcar e álcool provenientes das 10 empresas associadas, gestoras da CPA.

A empresa também planeja a construção de uma estrutura de armazenagem e preparo de álcool para exportação no Porto de Paranaguá, com capacidade para 65 milhões de litros. O empreendimento deve começar a operar no final do segundo semestre.

O início das obras está previsto para o final de abril em uma área de 22 mil m², localizada no setor de inflamáveis líquidos do Porto. A estrutura possui uma peneira molecular para atender diferentes segmentos e demandas do mercado. Segundo Dagoberto, o empreendimento vai gerar 45 empregos diretos.

A trading prevê a movimentação de 1,5 bilhão de litros de álcool na safra 2008/09, sendo 600 milhões para exportação. Na safra 2007/08, a CPA foi responsável pela logística de 1,1 bilhão de litros de álcool, o equivalente a cerca de 60% do total produzido no Estado do Paraná. Desse montante, 430 milhões foram exportados.

A CPA, criada em 2002, é formada pelas cooperativas Copagra (Nova Londrina), Nova Produtiva (Astorga), Coopcana (Paraíso do Norte), Coocarol (Rondon) e Cooperval (Jandaia do Sul), além das usinas Vale do Ivaí (São Pedro do Ivaí), Usaciga (Cidade Gaúcha), Goioerê (Moreira Salles), Dasa (Nova América da Colina) e Santa Terezinha (Maringá).

Banner Revistas Mobile