Mercado

Cosan projeta forte evolução de suas operações nos próximos trimestres

A Cosan, um dos maiores produtores de açúcar e etanol do mundo, realizou nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, uma teleconferência com analistas e investidores para comentar os resultados obtidos no exercício social de 2006 e principalmente suas perspectivas corporativas e para os mercados de açúcar e álcool.

De uma maneira geral, a diretoria da empresa se mostra bastante otimista em relação aos preços futuros tanto do etanol como do açúcar. Além disso, a companhia projeta ganhos de eficiência de empreendimentos adquiridos recentemente, assim como redução de suas despesas gerais e administrativas.

Mesmo sem repassar informações mais específicas, a Cosan ressaltou ainda que está atenta às oportunidades oferecidas pelo do mercado sucroalcooleiro do país e que estuda novas possíveis aquisições. A companhia, que atualmente detém 10% de participação do mercado doméstico de açúcar, manteve a meta de atingir participação de 20% neste segmento.

Boas premissas para preços

Os executivos lembram que os elevados preços do petróleo e a busca por fontes de energia alternativa, renovável e economicamente viáveis, indicam boas premissas para a demanda e preços do álcool, produto desenvolvido pela Cosan à custos competitivos.

Somado a esses fatores, os executivos lembram que muitos países estão adotando a estratégia de adicionar ou elevar o volume de álcool misturado à gasolina, em um movimento que tende a se mostrar crescente. No Brasil, especificamente, destaca-se ainda o surpreendente sucesso dos veículos bi-combustível.

No caso do açúcar, as perspectivas são igualmente favoráveis. Ressalta-se que a demanda segue aquecida e que o combate aos produtos subsidiados tem crescido, principalmente na Europa. Vale lembrar que a Cosan também apresenta custos de produção de açúcar bastante competitivos.

Crescimento de suas operações

Em relação ao crescimento de suas operações, a empresa projeta aumento de 15% para os volumes de cana moída e açúcar vendido. Já para o volume de álcool vendido, as expectativas são ligeiramente inferiores.

Apesar do forte desempenho recente, a Cosan também se mostra otimista com a evolução de suas receitas e desempenho operacional, projetando evolução superior a 15% para os preços do álcool e açúcar.

Banner Revistas Mobile