Mercado

Cosan fornecerá etanol para plástico verde

A sucroalcooleira Cosan assinou contrato para fornecer etanol à fábrica de polietileno verde da petroquímica Braskem em Triunfo (RS).

O acordo prevê a entrega de 175 milhões de litros de etanol hidratado por ano durante cinco anos. O preço será calculado com base no indicador calculado pelo Cepea (Cento de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP).

O volume representa aproximadamente 9% do etanol que a Cosan estima comercializar este ano, mas significa a abertura de um novo mercado para os fabricantes de derivados de cana.

“A abertura do mercado de petroquímicos é, enfim, uma realidade”, afirmou o diretor de vendas de etanol da Cosan, Mark Lyra. Com esse contrato, a Braskem passa a ser o maior cliente da companhia em etanol hidratado.

Na fábrica de Triunfo, que deve ser inaugurada no segundo semestre, a Braskem terá capacidade para produzir 200 mil toneladas de plástico verde, que tem o etanol da cana como insumo.

Segundo Lyra, cada quilo de plástico verde representa a captura de 2,5 quilos de gás carbônico em todo o processo de produção.

Pioneira no desenvolvimento dessa tecnologia, a Braskem já acertou com a Tetra Pak o fornecimento de cinco mil toneladas anuais de plástico verde para a produção de embalagens.

Banner Revistas Mobile