Mercado

Cortadores de cana são capacitados em Catanduva

Cerca de 25 cortadores de cana da Usina São Domingos serão os primeiros participantes do curso de tratorista, promovido em 2011 pela empresa em Catanduva (SP). Os colaboradores foram escolhidos por meio de uma seleção interna, e o objetivo do treinamento é realocar estes trabalhadores em outra função, já que a partir do avanço da mecanização da colheita, o corte manual deixará de existir. A analista de desenvolvimento da usina, Eliana Hernandes, explica que foram escolhidos profissionais que possuíam carteira de habilitação e o mínimo de escolaridade exigida para assimilar as informações necessárias ao cargo. “Encaminhamos estes colaboradores para o treinamento e, aos poucos, eles serão promovidos, de acordo com a necessidade da empresa e o rendimento de cada um no curso”, afirma.

Através das aulas teóricas, os participantes puderam aprender sobre dirigibilidade, os significados dos símbolos existentes no painel de um trator, checagem e manutenção de equipamentos e implementos. Depois, os alunos foram para o campo, onde observaram o trabalho dos tratoristas. Agora já estão operando os tratores nos canaviais, mas segundo a empresa, muitos nunca tinham ouvido falar em tecnologias como GPS e computador de bordo, que equipam as máquinas modernas. “No início foi difícil, porque eu não sabia como funcionavam estas coisas. Mas com as aulas e muito estudo em casa, eu aprendi e hoje sinto até orgulho de mim, porque eu nunca pensei que fosse capaz de mexer em um computador, nem de dirigir um trator tão moderno como os que a usina possui”, explica o trabalhador rural, José Amâncio Minervino, que há seis anos atua no corte manual da cana e agora se prepara para mudar de função.

De acordo com um dos monitores da turma e líder de tratos culturais da empresa, Fernando Andreoli, a maioria das pessoas já estão prontas para assumirem o novo cargo”, afirma Andreoli.

Sidval Perpétuo da Silva Alves, que já foi cortador de cana e hoje trabalha como monitor do projeto, diz que a iniciativa da usina vem suprir a dificuldade de encontrar mão-de-obra com experiência.

De acordo com o Departamento de Treinamento e Desenvolvimento, só em 2010 foram realizados pela São Domingos, 90 treinamentos para os colaboradores. Os programas envolvem formação de líderes, atualização profissional específica para diferentes funções, cursos de formação de jovens aprendizes rurais, alfabetização e cursos técnicos.

Banner Revistas Mobile