Usinas

Copersucar realiza segunda edição do Encontro de Sustentabilidade

Representantes das usinas associadas participaram de evento coordenado pela equipe de Sustentabilidade da empresa com foco na jornada ESG da Copersucar

Copersucar realiza segunda edição do Encontro de Sustentabilidade

A Copersucar promoveu a segunda edição do Encontro de Sustentabilidade com Usinas Associadas, reunindo mais de 80 representantes de suas 37 unidades produtivas sócias.

O evento, sediado em Ribeirão Preto – SP, que reforçou a importância do tema em todo ecossistema, iniciou-se com o painel “ESG: Sua importância dentro das empresas”, e contou com a participação do gerente de Agricultura Sustentável da Pepsico, Stenio Zanin, e da sênior banker do Rabobank, Maria do Carmo Ferrante. A discussão foi mediada pela gerente-executiva de Sustentabilidade da Copersucar, Beatriz Milliet.

Ferrante destacou a relevância do monitoramento e relato de indicadores de sustentabilidade do ponto de vista das instituições financeiras. Ela ressaltou que os relatórios de sustentabilidade não apenas mitigam riscos, mas também identificam novas oportunidades de negócios. Zanin, por sua vez, enfatizou o papel protagonista do setor sucroenergético no monitoramento de informações e compartilhamento de indicadores.

LEIA MAIS > Produção de açúcar deverá superar 43 milhões de toneladas na safra 2024/25

Após o painel, Milliet abordou os caminhos do ESG na Copersucar, destacando como importantes os princípios de transparência e rastreabilidade. A executiva ressaltou que o setor sucroenergético já pratica a economia circular e anunciou esforços conjuntos para a ampliação dos indicadores analisados, seguidos pela parametrização dos itens a serem avaliados e treinamento das equipes envolvidas.

O evento contou, ainda, com a participação de Luciano Rodrigues, diretor de Inteligência Setorial da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), que abordou as ” A jornada do setor no mundo da energia de baixo carbono”. Rodrigues destacou a estruturação tributária e a curva futura de preços como os principais passos para a evolução do programa, enfatizando que o principal ganho não é o CBIO, mas a popularização do controle de emissões em todo o processo de produção de combustíveis.

Com essa iniciativa, a Copersucar reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a busca contínua por práticas inovadoras no setor sucroenergético, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e econômico.

Banner Revistas Mobile