Usinas

Copersucar destaca para o CARB a relevância do etanol

O programa estabelecido pelo CARB deve ser adotado por outros 23 estados norte-americanos, que buscam reduzir a pegada de carbono

Copersucar destaca para o CARB a relevância do etanol

A Copersucar integrou uma comitiva brasileira, liderada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), para encontros com o Conselho de Recursos do Ar da Califórnia (CARB, na sigla em inglês) e participou, com 13 lideranças, das reuniões realizadas em 26 e 27 de outubro. Estiveram também presentes, representantes de outras 5 empresas do setor bioenergético.

“O estreitamento dos laços com o CARB fortalece a percepção de valor do etanol no movimento global de transição energética”, reforça o gerente de Relações Institucionais e Comunicação Corporativa da Copersucar, Bruno Alves Pereira.

LEIA MAIS > Chegou o momento de se investir no capital humano

O estado norte-americano da Califórnia é o quarto maior polo consumidor de combustíveis do mundo. Recentemente, o órgão local que regulamenta as políticas de proteção da qualidade do ar iniciou uma revisão das regras que priorizam o Combustível de Baixo Carbono, porém com foco nos motores elétricos, em um possível detrimento dos biocombustíveis.

“Os incentivos do mercado californiano à transição energética nos levaram a reforçar que o nosso etanol é uma solução pronta, acessível e efetiva, e que pode ter uma pegada de carbono até menor do que a geração elétrica”, destaca o gerente.

LEIA MAIS > Viralcool melhora eficiência industrial com uso de Otimização em Tempo Real e é reconhecida com prêmio

Atenção para o Brasil

O grupo brasileiro também teve a oportunidade de explicar para autoridades do congresso estadual e entidades ligadas ao tema que o uso do biocombustível de cana-de-açúcar não requer grandes adaptações de infraestrutura urbana e tem contribuído efetivamente para a as metas ousadas do programa estadual de descarbonização.

O programa estabelecido pelo CARB deve ser adotado por outros 23 estados norte-americanos, que buscam reduzir a pegada de carbono. “Os membros do Conselho nos informaram que não possuíam informações atualizadas sobre a produção de etanol no Brasil. Agora, o nosso biocombustível seguirá relevante dentro da janela de planejamento do órgão”, destaca Pereira.

LEIA MAIS > Analistas avaliam que agro sustenta dados positivos da economia 

Usinas certificadas

A exportação do etanol para a Califórnia exige que as unidades produtoras sejam certificadas pelo CARB. O órgão utiliza uma metodologia própria para calcular a intensidade de carbono durante todas as etapas de produção e transporte do produto.

“Na Copersucar, temos seis usinas já certificadas e uma em processo de certificação”, informa a gerente-executiva de Sustentabilidade da Copersucar, Beatriz Milliet.

A utilização do etanol no movimento energético da Califórnia poder ser referência sobre como essa solução é, hoje, mais eficiente que a eletrificação no combate às emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs).

“Muitos governos e empresas têm dificuldade em garantir a oferta necessária de energia elétrica à rede, sendo muito importante a diversificação de opções para a mobilidade”, acrescenta Milliet.

“Assim, o uso do biocombustível em motores híbridos é uma solução realista no curto prazo”, completa a gerente-executiva de Sustentabilidade da Copersucar.

Banner Revistas Mobile