Mercado

Cooperativismo surge como alternativa para o setor sucroenergético

img9159

Formada por produtores de cana de Alagoas, a Cooperativa Pindorama foi fundada em 1956 e desde então segue trilhando seu caminho. Em seu portfólio, a Cooperativa trabalha com cana-de-açúcar, coco, acerola, abacaxi, maracujá, além de pecuária bovina leiteira, avicultura e suinocultura.

A filosofia cooperativista, para Klécio Santos, atual presidente da Pindorama, é uma das soluções para as empresas sucroenergéticas. “Não tenho dúvidas quanto ao sistema cooperativista como opção para fortalecer o sistema produtivo em qualquer setor de atividade, considerando que a união de forças através do trabalho coletivo resulta em algo sempre maior”.

Os altos e baixos de uma única cultura impedem, muitas vezes, um fluxo de caixa positivo. Por isso, alternar a produção pode ser o caminho. “Além do açúcar e do etanol, temos outras linhas de produtos, com produção durante o ano inteiro, que complementam as receitas necessárias à manutenção da cooperativa em condições satisfatórias. Além disso, nossos associados também produzem de forma diversificada, não estando reféns da cana. Eles têm produção e renda durante o ano inteiro”, finalizou.

Banner Revistas Mobile