Mercado

Contratação e demissão

O saldo é positivo, mas a movimentação de contratação e demissão de trabalhadores em Mato Grosso ao longo do ano passado merece atenção especial das autoridades do setor e das entidades representativas patronais e das categorias profissionais.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego divulgou que em 2009, Mato Grosso registrou saldo de 5.412 contratações de trabalhadores observando que no período 324.160 foram admitidos enquanto 318.748 perderam suas vagas nas empresas, no campo e nas demais atividades laborais.

O Caged estratifica a movimentação dos trabalhadores por atividade e revela um dado que surpreende a muitos: a construção civil fechou o ano em vermelho no quesito geração de emprego, pois no comparativo entre contratação e demissão o saldo foi negativo, com o encolhimento de 1.509 postos de trabalho.

A agropecuária tem movimentação atípica em raz! ão dos empregos sazonais entre abril e novembro no corte da cana-de-açúcar para alimentar a indústria sucroalcooleira. Mesmo assim, o setor apresentou saldo – ainda que acanhado – de 313 empregos ao contratar 74.493 trabalhadores e demitir 74.180.

No ano de 2009 as contratações e demissões movimentaram um contingente de 642.908 trabalhadores (desconsiderando-se a existência de casos de admissão e demissão do mesmo cidadão), o que representa 21,41% da população mato-grossense de 3.001.692 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os números do Caged exigem atenção especial das autoridades do setor e dos representantes patronais e dos trabalhadores porque evidenciam rotatividade laboral, condição essa que tolhe o crescimento profissional do trabalhador e gera insegurança.

Em tese, se a empresa permanece atuando no mercado e não está em crise – salvo as exceções de praxe – não! há razão para demitir, fato esse que automaticamente resulta em novas contratações criando assim um círculo vicioso.

O emprego é imprescindível ao trabalhador, mas é preciso que ele seja seguro e lhe ofereça oportunidade de crescimento profissional. O vínculo contratual sob clima de insegurança, de incerteza e medo não pode ser regra na relação do empregador com o empregado.

Mato Grosso precisa saber o que acontece na relação entre contratante e contratado, para solucionar o problema existente e que resulta em tantas demissões e contratações.

O ano de 2009 foi caracterizado por forte crise econômica internacional que também se fez sentir em Mato Grosso, cujo perfil é o de exportador de commodities agrícolas. Por esse ângulo o saldo registrado pelo Caged é reconfortante. Porém, numa visão ampliada sobre trabalho e emprego nota-se que alguma peça dessa engrenagem precisa de urgente reajuste.

“O emprego é imprescindível ao trabalhador, mas é preciso que

ele seja seguro e lhe ofereça oportunidade”

Banner Revistas Mobile