Mercado

Consolidação viabiliza transações e reestruturação no setor

Um relatório da Price Waterhouse Coopers, apresentado na semana passada durante a Infocana 2003, realizada em Ribeirão Preto (SP) e promovida pelo Procana, constatou sensível aumento das transações no setor sucroalcooleiro a partir de 2000. Os motivadores foram até agora a correlação com preço das commodities, recuperação dos preços do açúcar e álcool, consolidação do setor, surgimento de blocos de negociação, entrada de grupos estrangeiros e, naturalmente, de grande volume de capital, e ainda um processo definitivo de profissionalização.

Para Ana Paula Malvestio, sócia da Price Waterhouse Coopers, as transações foram intensificadas com o fim da crise que recaiu sobre o setor no final dos anos 90, e justificadas pela necessidade de competitividade, aumento de poder de barganha, modernização tecnológico e redução de custos. Para tanto, se fizeram necessárias capacidade, tecnologias e capital. Tudo isso se colocou como prioritário para ganhos de escala, produtividade maior, atendimento a clientes mundiais com a expansão do mercado. Tudo isso dentro de um foco estratégico preocupado também com o aumento da concorrência, endividamento e custos.

Nos casos dos vendedores, Ana Paula Malvestio identificou problemas sucessórios e com a estrutura societária familiar e fragmentada, incapacidade dos investimentos necessários e alto endividamento. Já o comprador apresentou até agora um perfil preocupado em reduzir a concorrência, acesso às terras e sem imobilização, maior poder de comercialização, acesso à tecnologia de produção de açúcar e álcool (quem não estava no setor) e estar no local com maior produtividade global.

Leia reportagem completa na edição de outubro do JornalCana.

Banner Revistas Mobile