Mercado

Conab vai leiloar PEP de vinho

A Conab vai leiloar, na próxima quarta-feira (30), Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) para incentivar a comercialização de 4 milhões de litros de vinho vinífera ou comum. Os interessados em arrematar a subvenção econômica terão que comprar diretamente de produtores do Rio Grande do Sul e escoar para regiões fora do Nordeste, Sul e Sudeste. Podem participar da operação comerciantes, cooperativas e indústrias.

A medida foi tomada depois que produtores de uva do Rio Grande do Sul apresentaram à estatal uma solicitação de apoio à comercialização da safra. O leilão vai contribuir para o escoamento de parte do excedente em estoque no mercado gaúcho e garantir aos produtores da região a remuneração do preço mínimo, definido em cerca de R$ 1,29 o litro.

O produto negociado será transformado em destilado vínico, utilizado para melhorar a qualidade do vinho de mesa. O concentrado obtido durante a destilação é empregado na correção do teor alcoólico e na substituição do açúcar na produção de vinhos de mesa.

Prêmio – O PEP é uma subvenção econômica, oferecida em leilões públicos, de apoio à comercialização e escoamento de produtos de origem agrícola. Nele o arrematante do benefício se compromete a adquirir o produto indicado pelo governo federal, diretamente do produtor rural ou de sua cooperativa, pelo preço mínimo, promovendo o seu escoamento para uma região de consumo previamente estabelecida.

Banner Revistas Mobile