Mercado

Comissão Europeia libera 150 mil toneladas além da cota de açúcar

A Comissão Europeia liberou nesta quinta-feira um volume adicional de 150 mil toneladas de açúcar ´extra-cota´ para ser vendido dentro da União Europeia. O açúcar extra-cota é o volume produzido além das cotas nacionais fixas, e só pode ser exportado. No caso de venda no mercado interno, é necessária aprovação prévia da União Europeia.

Sobre o volume adicional aprovado nesta quinta incidirá uma taxa mínima de 172 euros por tonelada. A Comissão também autorizou a importação adicional de 127 mil toneladas de açúcar bruto, com imposto mínimo de 141 euros/t, e de 95.293 toneladas de açúcar refinado, com imposto mínimo de 161 euros/t.

Em novembro do ano passado, a UE anunciou que pretendia autorizar uma oferta adicional de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas, dividida em volumes parecidos de açúcar extra-cota e de importações. A medida tem como objetivo repor os estoques do bloco e diminuir a diferença entre os preços domésticos e internacionais.

Em janeiro, a Comissão Europeia liberou 150 mil toneladas de açúcar extra-cota e a importação de 54 mil toneladas de açúcar bruto. As informações são da Dow Jones.

Banner Revistas Mobile