Usinas

Comissão discute demandas da indústria de álcool e açúcar

Parlamentares recebem presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas nesta quarta-feira (2)

Comissão discute demandas da indústria de álcool e açúcar

A situação do setor sucroenergético será discutida pela Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta quarta-feira (2).

O presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas (Siamig), Mário Ferreira Campos Filho, vai apresentar o panorama da produção de cana, açúcar e etanol e as principais demandas desse setor produtivo.

A reunião será realizada no Plenarinho II, a partir das 11 horas, e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Gil Pereira (PSD). O parlamentar lembra que a indústria sucroenergética é uma dos que mais crescem em Minas Gerais. “Queremos saber as perspectivas de investimentos do setor, para a geração de empregos no Estado”, afirma.

LEIA MAIS > GBIO promove seu primeiro encontro durante a Fenasucro & Agrocana 

O deputado Gil Pereira destaca que o álcool de cana-de-açúcar é uma fonte de energia que não emite gases de efeito estufa. Como os preços são competitivos, ele acredita que o etanol pode ser um fonte de energia para a produção de hidrogênio verde, combustível considerado essencial para a descarbonização da economia mundial.

De acordo com a Siamig, Minas Gerais é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil, com 68,1 milhões de toneladas colhidas na safra 2022/23. Desse total, 49% destinam-se à produção de açúcar e 51% à produção de etanol. Minas Gerais conta com 36 usinas de álcool e açúcar e ocupa a quinta posição entre os estados produtores de etanol.

Banner Revistas Mobile