Mercado

Comércio sustentável do etanol é discutido em seminário internacional

Debater as implicações econômicas, ambientais e sociais da produção e comercialização do etanol no Brasil. Este é o objetivo do VII Seminário Internacional Britcham sobre a “Sustentabilidade da liderança brasileira em etanol”. O evento é uma iniciativa do Comitê de Energia do Rio de Janeiro, da Cà¢mara Brità¢nica do Comércio e Indústria no Brasil, e acontece nesta quinta-feira (23/08), a partir das 8h, na capital carioca. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) será representado pelo diretor da Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias, Marcus Vinicius Villarim.

O Etanol é um combustível produzido a partir do processamento industrial da cana-de-açúcar. Estudos apontam como vantagem do seu uso o fato de ser originário de uma fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo.

Questões favoráveis ou não, relativas ao etanol, serão discutidas em três painéis com a participação de representantes de setores governamentais, iniciativa privada, sociedade civil organizada e universidades. Na primeira exposição, “Mercado de etanol – cenários brasileiros e internacionais”, o objetivo é compreender o cenário interno e externo para o etanol, focalizando o impacto do crescimento da demanda sob o ponto de vista de Reino Unido, Brasil e Estados Unidos. No segundo painel, serão debatidos os “Desafios sociais e ambientais no mercado brasileiro de etanol”. Na última apresentação, “Sustentabilidade da liderança brasileira no mercado de etanol”, os participantes buscarão identificar fatores que permitirão a continuidade da liderança global do Brasil na comercialização do combustível.

O VII Seminário é patrocinado pelo Ministério de Comércio e Investimento do Reino Unido, pelas empresas petrolíferas British Petroleum e Shell, pela consultoria PriceWaterHouseCoopers e pelo escritório de advocacia Trench, Rossi e Watanabe.

Banner Revistas Mobile