Mercado

Colaboradores de usinas acompanham curso de “Operação e Controle de Qualidade em ETA”

Operadores, engenheiros e técnicos de usinas acompanharam nesta segunda-feira, 16 de maio, a abertura do curso “Operação e Controle de Qualidade em Estação de Tratamento de Água”, promovido pela Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia e a CB Consultoria e Treinamentos.

De acordo com o especialista, o Prof. Dr. Antonio Roberto Crystal Bello, engenheiro químico graduado pela UFSCar, Mestre e Doutor pela Unesp, professor convidado da pós-graduação MTA da UFSCar, a produção de água tratada em uma usina de grande porte equivale ao tratamento que é realizado para abastecer uma cidade de 40 mil habitantes.

Durante toda a semana, os alunos também poderão assistir aulas sobre poluição hídrica; caracterização da água bruta e sua influência no tratamento de água; fases do processo de ETA convencional; itens de controle de qualidade e metas operacionais em ETAs; microbiologia da água, metais pesados, algas e toxicidade; processos de oxidação/desinfecção; ensaios de “Jar test”; otimização de produtos químicos na ETA; problemas operacionais e soluções em ETAs; avaliação de processos de obtenção de água potável para uso industrial e consumo humano; aplicação de normas técnicas ISO/ABNT no processo e controle de qualidade da ETA; equipamentos analíticos de controle; automação de ETA; corrosão e deposição da água e desidratação e disposição de lodos de ETAs, entre outros.

“Aqui vamos apresentar o que há de mais moderno em tecnologia e processos de tratamento de água, componente essencial para o adequado funcionamento da indústria, já que está presente em todos os processos de fabricação do açúcar e do etanol”, afirma Crystal Bello, diretor da CB Consultoria.

De olho na importância do assunto, a engenheira química Sabrina Condi, que trabalha no setor há 3 anos, resolveu se matricular. “O sistema de tratamento de água e efluentes da indústria é muito complexo, por isso, sempre temos que reciclar os conhecimentos, para acompanhar as tendência e otimizar cada vez mais os processos”, finaliza.

As aulas terminam na sexta-feira e os alunos receberão certificado de conclusão.

Banner Revistas Mobile