Mercado

Coimex pode investir em açúcar na Jamaica

A Coimex Trading estuda investir em usinas de açúcar na Jamaica, país onde já investe em uma usina de desidratação de álcool para exportar o combustível para os Estados Unidos.

Segundo Clayton Miranda, presidente da trading, a possível aquisição está em negociações com o governo daquele país. A inteção é arrendar três usinas que pertencem ao governo jamaicano.

Se concretizadas as negociações, a Coimex poderá se beneficiar dos acordos do país caribenho para exportação de açúcar com os Estados Unidos e também com a União Européia. A Jamaica faz parte dos países ACP (Ásia, Caribe e Pacífico), que são beneficiados por acordos preferenciais com o bloco europeu.

A Jamaica tem nove usinas de açúcar no total e juntas essas unidades processam 2,4 milhões de toneladas de cana.

Desde o ano passado, a empresa mantém uma destilaria de desidratação de álcool, em um investimento de US$ 10 milhões. A empresa reindustrializa o álcool hidratado e exporta para os Estados Unidos. Com isso, a empresa se beneficia da Iniciativa da Bacia do Caribe (Caribbean Basin Initiative), programa criado na década de 80 para estimular o desenvolvimento das indústrias da região do Caribe. Por meio desse acordo, os caribenhos podem exportar, com isenção de impostos, até 7% da demanda interna dos EUA por álcool, equivalente atualmente a cerca de 800 milhões de litros. A trading também vai investir para dobrar a capacidade de produção de álcool na Jamaica. Atualmente, a planta processa 150 milhões de litros anuais.

Banner Revistas Mobile