Mercado

Cobertura Agrishow: Valtra eleva vendas para setor canavieiro

A empresa de tratores Valtra, controlada pela americana AGCO, elevou as vendas para o setor canavieiro em 10% até maio, em comparação com o mesmo período de 2005. A informação é do presidente da empresa, Werner Santos.

A empresa hoje é líder na venda de tratores para cana, com uma participação de 70% neste mercado. “A Valtra já atua junto a este setor há muito tempo e a evolução da tecnologia para cana vem sendo reconhecida pelas usinas”, afirma Santos.

Ele conta que a empresa tem buscado oferecer produtos customizados ao setor canavieiro nos últimos dez anos, o que tem ajudado a empresa a elevar as vendas. Recentemente, a Valtra desenvolveu tratores customizados para atender à demanda da Usina Açucareira Guaíra, situada no município paulista de Guaíra. A usina adquiriu de uma só vez 40 tratores para atender à sua demanda.

A empresa de tratores também fechou outras grandes vendas ao setor

canavieiro. Uma delas foi a venda de 80 unidades à Usina Colombo, de

Ariranha (SP). Outro caso recente foi a entrega de 36 tratores ao grupo João Lyra, de Alagoas. O grupo está construindo uma nova usina em Capinópolis (MG) e fez a encomenda para utilizar nas lavouras mineiras.

Santos observa que o negócio de cana tem crescido para a empresa e hoje representa 30% de sua receita. Em 2005, a Valtra faturou US$ 280 milhões.

Para este ano, a empresa espera uma redução de receita de 20%, por conta da crise no setor de grãos e da queda nas exportações.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Valtra vendeu ao mercado interno 5.369 tratores o ano passado, 24% menos que em 2004. No acumulado de janeiro a abril deste ano, as vendas da empresa recuaram 1,1% em comparação a igual período de 2005, para 1.759 unidades.

Banner Revistas Mobile