Usinas

Coasplan passa a atuar como COAF a partir de 1º de março

Segundo as entidades, a fusão fortalecerá os cooperados

Coasplan passa a atuar como COAF a partir de 1º de março

A partir do dia 1º de março, a Cooperativa dos Associados da Asplan (Coasplan) será incorporada à Cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (COAF) que passa a atuar além do mercado de Pernambuco, na Paraíba e Rio Grande do Norte.

Segundo as entidades, a fusão fortalecerá os cooperados, uma vez que eles terão maior poder de compra, com condições comerciais mais vantajosas, incluindo assistência técnica.

“A incorporação vinha sendo estudada desde o ano passado e incluiu reestruturação da sede da cooperativa na Paraíba, além de reforço na equipe de profissionais”, afirmam.

LEIA MAIS > Cosag recebe líder da Frente Parlamentar da Agropecuária – FPA

Hermano Interaminense

O atual gerente da COAF, Hermano Interaminense, que está à frente da cooperativa pernambucana desde sua fundação há 13 anos, passa a responder também pela gerência dos mercados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Com essa nova estrutura, explica Hermano Interaminense, a COAF passa a oferecer o melhor atendimento e as melhores soluções em produtos e tecnologia aos cooperados, com um portfólio maior para o setor canavieiro, agregando a linha de pastagem e pecuária, além de hortifruti.

“Com as compras cooperativadas, os produtores têm maior poder de barganha e melhores condições comerciais também e estamos iniciando os trabalhos na Paraíba agregando outras vantagens para os cooperados, com destaque para a assistência técnica”, afirma ele.

Hermano lembra ainda que além destas vantagens descritas acima os cooperados contam com a distribuição de sobras de cada ano fiscal proporcional à compra feita na cooperativa.

LEIA MAIS > Estudo aponta que elétricos responderão por 55% dos novos modelos até 2040

“O percentual de distribuição é o mesmo para todos o que muda é que o pagamento é proporcional às compras efetivadas de cada cooperado”, destaca Hermano. A sobra distribuída é revertida em produtos, o que proporciona maior movimentação na cooperativa.

Para integrar o grupo de cooperados, o produtor precisa fazer um cadastro e depois de concluído esse processo, já pode adquirir produtos com condições especiais e se beneficiar das vantagens ofertadas pela cooperativa.

LEIA MAIS > Produção de biogás aumenta 21,3% em 2022

José Inácio de Moraes

A sede da COAF na Paraíba continuará funcionando na Avenida Francisco Marques da Fonseca, 294, no bairro Brasília, em Bayeux, no mesmo prédio onde funciona a Coasplan, desde 2020, mas agora com equipe reforçada, com dois profissionais focados no segmento canavieiro e outros dois na pastagem.

“O local é estratégico e o espaço é bom, por isso resolvemos manter a mesma sede, mas reforçando a equipe e trazendo Hermano que já tem grande experiência”, afirma o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio de Morais, que foi um dos idealizadores da implantação da cooperativa na Paraíba.

Segundo José Inácio, a fusão vai ampliar os benefícios que a Coasplan dispunha para os produtores.

“A COAF já está no mercado há 13 anos, possui uma carteira de 1.700 cooperados, já tem experiência no mercado e já se consolidou como cooperativa, de forma que os produtores paraibanos e do Rio Grande do Norte ganham muito com essa mudança”, reitera José Inácio, destacando que a carteira de cooperados da Coasplan, passará automaticamente para a COAF.

Banner Revistas Mobile