Mercado

CNA defende gestão compartilhada de usinas em dificuldades financeiras

O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Gerson Carneiro Leão, apresentou nessa quarta-feira (28/11), em reunião, na sede da CNA, em Brasília, um projeto piloto de gestão compartilhada de usinas em dificuldades financeiras, implantado no mês passado em Pernambuco, com o objetivo de promover a recuperação de pequenas indústrias. Esta experiência foi adotada a partir de uma experiência bem sucedida em Pindorama (AL), que passou a ser administrada por uma cooperativa de pequenos produtores independentes.

“É uma iniciativa que pode favorecer tanto as usinas, que têm a chance de se recuperar financeiramente, e para os pequenos fornecedores, que muitas vezes não têm para quem vender a cana”, destacou. Baseado na experiência adotada em Pindorama (AL), este projeto foi implantdo na Usina de Pedroza, localizada no município de Cortês, a 86 quilômetros de Recife, e está sendo administrada pela Cooperativa do Agronegócio de Cana-de-Açúcar (Agrocan), formada por 1,8 mil fornecedores associados.

Ao apresentar o projeto piloto, Leão ressaltou que a medida pode ajudar a evitar o fechamento das usinas de pequeno porte. “Queremos utilizar alguns exemplos que deram certo para aplicar a outros casos”, enfatizou. O encontro também contou com a participação do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT), que falou sobre os trabalhos da subcomissão que preside junto à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara, criada para discutir temas relacionados à atividade canavieira, desde o plantio até a industrialização.

Outros assuntos tratados no encontro foram o Projeto Campo Futuro, iniciativa da CNA que tem por objetivo levantar os custos de produção da cana-de-açúcar nas principais regiões produtoras e a ida de uma missão técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – FAMATO à Austrália, em 2013.

Canal do Produtor

Banner Revistas Mobile